Sexualidade, gênero e educação: novos olhares

Autores

  • Ana Paula Costa
  • Anne Caroline Mariank A. Scalia
  • Regina Celia Bedin
  • Shirley Romera dos Santos

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v4i1.2691

Palavras-chave:

Sexualidade, Gênero, Orientação Sexual, Escola,

Resumo

Esta pesquisa pretende expor a importância e necessidade da formação de profissionais da educação quanto às temáticas sobre sexualidade, relações de gênero e sua compreensão no contexto escolar. Objetivou-se sensibilizar e gerar questionamentos de professores da Rede de Ensino levando-os a refletir o caráter histórico-social e mutável dos conceitos das temáticas citadas. A partir de oficina pedagógica com estes profissionais promoveu-se apresentações teóricas, exposição e discussão de situações cotidianas ao âmbito escolar relacionadas as temáticas trabalhadas. Partindo da compreensão que sexualidade e gênero são construções histórico-sociais, considerou-se que essas duas instâncias estão dentro da instituição educacional, sendo que as relações sociais existentes na escola produzem representações de sexualidade e relações de gênero que devem ser analisadas para que não ocorra a perpetuação de preconceitos e estereótipos que geram situações negativas entre meninos e meninas. Pensando sobre essas questões, percebeu-se a necessidade de formação nas temáticas de sexualidade e relações de gênero para pessoas que atuam diretamente com o ensino e lidam no cotidiano escolar com entraves relacionados a essas temáticas. A partir dessas intervenções notou-se que a maioria dos participantes conseguiu refletir sobre as questões levantadas ultrapassando não apenas a visão biológica, mas percebendo no enfoque das temáticas, possibilidades de prática diária no âmbito escolar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

25/05/2010

Como Citar

COSTA, A. P.; SCALIA, A. C. M. A.; BEDIN, R. C.; SANTOS, S. R. dos. Sexualidade, gênero e educação: novos olhares. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 4, n. 1, p. 65–75, 2010. DOI: 10.21723/riaee.v4i1.2691. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/2691. Acesso em: 18 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos teóricos

Artigos Semelhantes

1 2 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.