Avaliação interdisciplinar em um jovem com distúrbio de leitura e escrita: um relato de caso

Autores

  • Andréa Carla Machado
  • Karina Kelly Borges
  • Janete Alves Dias Hammoud

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v4i1.2692

Palavras-chave:

Distúrbio de aprendizagem, Equipe interdisciplinar, Diagnóstico

Resumo

O distúrbio de leitura e escrita, quando não diagnosticado ainda na infância, leva ao adulto apresentar perturbações de ordem emocional, social e lingüística. O presente trabalho objetivou refletir sobre a importância do diagnóstico precoce, bem como verificar as relações entre as habilidades de compreensão em leitura e de escrita em um adulto jovem. Para tanto, foi aplicado avaliações de áreas interdisciplinares. Os dados obtidos foram descritos e analisados de acordo com critérios específicos e postos em discussão. Os resultados apontaram que a jovem apresenta distúrbio de leitura e escrita. Os achados desse estudo denotam que o diagnóstico por uma equipe interdisciplinar torna-se essencial, tendo o indivíduo oportunidade de mostrar evolução tanto no desenvolvimento educacional quanto nas suas habilidades.

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Publicado

25/05/2010

Como Citar

MACHADO, A. C.; BORGES, K. K.; HAMMOUD, J. A. D. Avaliação interdisciplinar em um jovem com distúrbio de leitura e escrita: um relato de caso. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 4, n. 1, p. 76–88, 2010. DOI: 10.21723/riaee.v4i1.2692. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/2692. Acesso em: 27 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos teóricos

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