Desafios no processo de escolarização de adolescentes com síndrome de <i>bourneville</i>: considerações teórico-práticas

Autores

  • Andressa Cristina Dadério de Melo
  • Sandra Fernandes de Freitas
  • Leandro Osni Zaniolo

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v4i3.2759

Resumo

Esta comunicação objetiva relatar o estudo de caso de adolescente diagnosticado com a Síndrome de Bourneville e tecer considerações acerca do seu processo de escolarização tendo como ponto de reflexão, as práticas de inclusão escolar vigentes como modalidade das políticas públicas propostas atualmente. O adolescente recebe atendimento pedagógico desde 2008, por uma aluna do Curso de Pedagogia participante do Programa de Estágio Interdisciplinar Extracurricular desenvolvido pelo CENPE – Centro de Pesquisas da Infância e da Adolescência “Dante de Moreira Leite”. O adolescente, após processo de “escolarização inclusiva” em escolas particulares e pública, não obteve êxito e foi retirado da escola aos 12 anos por não conseguir se alfabetizar. Permaneceu fora do sistema educacional até os 18 anos, recebendo apenas acompanhamento neurológico. Foi constatado que o adolescente possuía uma defasagem cognitiva bastante significativa em relação à sua idade. Os aspectos determinantes da intervenção objetivaram estimular a motivação e interesse do adolescente para as atividades de leitura e escrita, tendo como objetivo seu processo de letramento. As sessões foram preparadas a partir do desempenho do adolescente em cada sessão sendo utilizados diversos recursos pedagógicos. Após um ano, contando com 35 sessões de intervenção, o adolescente apresenta evoluções no que se refere à aquisição da leitura e escrita e em sua motivação e auto-estima. A partir do estudo de caso analisado, podemos considerar que para este adolescente a experiência desta forma de atendimento especial e individualizado foi importante, pois está viabilizando a sua inserção no mundo letrado e aos poucos está favorecendo a que possa conquistar a sua individualidade e autonomia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

10/06/2010

Como Citar

MELO, A. C. D. de; FREITAS, S. F. de; ZANIOLO, L. O. Desafios no processo de escolarização de adolescentes com síndrome de &lt;i&gt;bourneville&lt;/i&gt;: considerações teórico-práticas. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 4, n. 3, p. 320–329, 2010. DOI: 10.21723/riaee.v4i3.2759. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/2759. Acesso em: 17 abr. 2021.

Edição

Seção

Artigos