Recursos digitais e pedagógicos: Banco Internacional de Objetos Educacionais (BIOE) e Portal do Professor buscando aprimorar o uso da informatica na educação

Autores

  • Paloma Alinne Alves Rodrigues
  • Klaus Schlünzen Júnior
  • Elisa Tomoe Moriya Schlünzen

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v4i3.2766

Resumo

Para aprimorar o uso da Informática na Educação, no ano de 2008, o Ministério da Educação (MEC), em parceria com instituições educacionais, criou o repositório educacional virtual intitulado: Banco Internacional de Objetos Educacionais (BIOE) e também o portal educacional: Portal do Professor. Entretanto, analisando o atual contexto educacional, observa-se que muitos professores ainda não estão devidamente capacitados para usarem a informática no cotidiano escolar. Desta forma, estas duas iniciativas do Ministério da Educação (MEC), possuem como principal intuito propiciar mudanças no paradigma do processo de uso da Informática na Educação. O repositório educacional BIOE é um recurso digital pedagógico que almeja viabilizar, por meio da disponibilização de Objetos Educacionais (OE), uma maneira diferenciada para trabalhar o processo de ensinoaprendizagem no cotidiano escolar. E o Portal do Professor, é um portal educacional voltado para o público docente, que almeja corroborar para a formação continuada do docente. Portanto, o presente artigo visa expor as duas iniciativas, supracitadas.

Downloads

Publicado

10/06/2010

Como Citar

RODRIGUES, P. A. A.; SCHLÜNZEN JÚNIOR, K.; SCHLÜNZEN, E. T. M. Recursos digitais e pedagógicos: Banco Internacional de Objetos Educacionais (BIOE) e Portal do Professor buscando aprimorar o uso da informatica na educação. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 4, n. 3, p. 409–418, 2010. DOI: 10.21723/riaee.v4i3.2766. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/2766. Acesso em: 2 mar. 2021.

Edição

Seção

Artigos