A possível ausência do conceito de gênero na visão de professoras de ensino fundamental

Autores

  • Valéria Marta Nonato Fernandes Mokwa
  • Fátima Aparecida Coelho Gonini
  • Paulo Rennes Marçal Ribeiro

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v4i3.2768

Resumo

Este artigo traz algumas reflexões sobre as concepções de gênero e homossexualidade abordadas na escola ppor um grupo de docentes. O trabalho é um recorte de um projeto denominado Corpo esse Desconhecido desenvolvido em uma escola do interior paulista. O estudo segue referenciado pela Teoria das Representações, objetivando apreender as representações sociais de oito docentes referente à questões relacionadas a gênero e homossexualidade expressas na escola. Para obtenção dos dados foi aplicado um questionário aberto e a redação de diário de campo fundamentado na metodologia da pesquisa etnográfica escolar. O material obtido foi categorizado e organizado em duas tabelas com respectivas unidades temáticas. A análise do material revelou que as professoras têm pouco conhecimento científico a respeito dos temas, possuindo representações sociais marcadas pela influência cultural, que dificulta a abordagem desses temas, e quando os abordam, é de maneira tímida, sem permitir reflexão e problematização. O estudo sugere que elas estão impregnadas de valores sexistas em que há uma naturalização das diferenças de gênero, apesar de evidenciarem a necessidade de conversar e refletir a respeito do assunto. A homossexualidade aparece como difícil de ser compartilhada pois se referem a ela de forma estereotipada e discriminatória. As professoras reivindicaram a continuação do projeto ao tomar ciência de suas fragilidades diante das discussões dessas questões, revelando a necessidade de formação através de estudos que subsidiem a sua prática pedagógica. Depreende-se ser necessária a efetiva participação de todos os envolvidos nesse projeto para trabalhar as questões que atrelam o gênero e a homossexualidade.

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Publicado

10/06/2010

Como Citar

MOKWA, V. M. N. F.; GONINI, F. A. C.; RIBEIRO, P. R. M. A possível ausência do conceito de gênero na visão de professoras de ensino fundamental. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 4, n. 3, p. 430–441, 2010. DOI: 10.21723/riaee.v4i3.2768. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/2768. Acesso em: 2 mar. 2021.

Edição

Seção

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