Interatividade em ambiente virtual de aprendizagem: contribuições de uma experimentação

Autores

  • Vanessa Matos dos Santos
  • Maria Teresa Miceli Kerbauy

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v4i3.2769

Resumo

A relação existente entre o homem e a tecnologia - na qual os papéis de dominador e dominado estão constantemente sendo debatidos - a humanização da técnica é o componente capaz de garantir a apropriação social da tecnologia. Nesse sentido, esta humanização pode ser alcançada à medida que a tecnologia passa a transformar o processo da comunicação e, por conseguinte, passa a contribuir para o crescimento e desenvolvimento educacional do homem. Fala-se, portanto, em tecnologias comunicacionais – isto é, tecnologias que se prestam a facilitar o processo comunicacional entre os sujeitos. No âmbito da comunicação mediada, o computador e a internet, juntos, são capazes de permitir uma espécie de ambiência social mediada e, desta forma, também terminam por possibilitar que o homem experiencie a imersão num ambiente virtual de comunicação. Juntando-se às possibilidades oferecidas pelos ambientes virtuais a necessidade crescente de educação continuada no cenário da Sociedade Aprendente, forma-se o cenário de desenvolvimento dos Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA). Conforme as tecnologias da informação e comunicação se desenvolvem, também os ambientes virtuais de aprendizagem avançam, pois incorporam o potencial tecnológico da sociedade. O presente artigo analisa, através dos estudos de interatividade, os comportamentos interacionais dos Sujeitos imersos num AVA como ponto de apoio para o desenvolvimento educacional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

10/06/2010

Como Citar

SANTOS, V. M. dos; KERBAUY, M. T. M. Interatividade em ambiente virtual de aprendizagem: contribuições de uma experimentação. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 4, n. 3, p. 442–460, 2010. DOI: 10.21723/riaee.v4i3.2769. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/2769. Acesso em: 16 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos teóricos