Escrita e Síndrome de Down - eixo temático: formação do educador, trabalho docente e práticas pedagógicas

Autores

  • Anna Augusta Sampaio de Oliveira

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v5i3.3706

Resumo

O projeto, desenvolvido no Centro de Estudos de Educação e Saúde, Unidade Auxiliar da Faculdade de Filosofia e Ciências, UNESP, campus de Marília – SP, teve como objetivo realizar um estudo sobre a apropriação da escrita por crianças com Síndrome de Down. Foram participantes do projeto 5 crianças, na faixa etária de 10 a 13 anos de idade, em diferentes situações de escolarização. Como procedimento de pesquisa, foram realizadas intervenções pedagógicas semanais, com base na Teoria Histórico-Cultural. Inicialmente, o grupo apresentava dimensões diferenciadas de aproximação com o universo escrito. Foram observados avanços nas representações gráficas e nas tentativas individuais de escrita. Dois alunos passaram a construir pequenos textos, um se encontra no início da escrita alfabética e dois continuaram a apresentar dificuldades, aproximando-se da escrita de forma muito tímida, presos à formalidade escolar e necessitando de uma mediação direta para a constituição das palavras.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Como Citar

OLIVEIRA, A. A. S. de. Escrita e Síndrome de Down - eixo temático: formação do educador, trabalho docente e práticas pedagógicas. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 5, n. 3, p. 307–317, 2011. DOI: 10.21723/riaee.v5i3.3706. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/3706. Acesso em: 22 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos teóricos