Delineando uma rede de aprendizagem on-line a partir da formação contínua de professores

Autores

  • Leandro Bottazzo Guimarães
  • Monica Fürkotter

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v1i1.427

Resumo

Neste artigo apresentamos os resultados parciais de uma pesquisa de mestrado sobre formação continuada de professores universitários e os ambientes colaborativos on-line. O referencial teórico está voltado para a formação de professores numa abordagem construcionista contextualizada com as redes de aprendizagem, sustentadas por ambientes colaborativos on-line, como o Moodle, software adotado pela instituição particular de ensino superior envolvida. Trata-se de uma “investigação-formação”, e a coleta de dados inicial se deu por meio de análise documental, questionários e entrevistas e um curso piloto de capacitação docente para uso do Moodle. Como resultado preliminar, podemos constatar a viabilidade de implantação do processo de formação continuada em serviço visando o uso crítico e reflexivo do ambiente colaborativo on-line Moodle como facilitador da aprendizagem. Os resultados do curso piloto serviram para redesenhar uma nova capacitação, mais adequada ao referencial teórico da pesquisa e tem refletido positivamente no contexto institucional. Abstract: This paper presents the partial results of a Masters work on continuous training of university teachers and online collaborative environments. The theoretical reference is based on the training of teachers in a constructionist approach along with the networks of learning, supported by on-line environments, such as Moodle, software adopted by the particular institution of higher education involved in this survey. The initial collecting data saw through document analysis, questionnaires and interviews and a pre- training teaching course for the use of Moodle. As a preliminary result, we can see the feasibility of deployment of the process of the continuous formation through a critical and reflective use of Moodle as a facilitator of learning. The results of the course served to redraw a new training, better suited to the theoretical benchmark of search as well as to reflect positively on the institutional context.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Como Citar

GUIMARÃES, L. B.; FÜRKOTTER, M. Delineando uma rede de aprendizagem on-line a partir da formação contínua de professores. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 1, n. 1, p. 9–18, 2007. DOI: 10.21723/riaee.v1i1.427. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/427. Acesso em: 28 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos teóricos