A capacitação dos professores tutores no programa pec-formação universitária através dos desafios da prática

Autores

  • Maria Ângela Barbato Carneiro
  • Hilda Lúcia Cerminaro Sarti

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v1i1.433

Resumo

O objetivo deste trabalho foi identificar, entre os professores tutores do PEC- Formação Universitária, os desafios encontrados na prática e detectar os desafios por ele provocados.Para alcançar este objetivo se utilizou uma metodologia qualitativa baseada no registro de depoimentos e entrevistas. O trabalho desenvolveu-se em três etapas. A primeira consistiu no registro da declaração dos sujeitos obtidos durante as três primeiras reuniões mensais do projeto. A segunda teve a coordenação atuando como apoio através de reuniões ocorridas nos diversos locais de trabalho. A terceira etapa se concretizou por meio de entrevistas semi-estruturadas, buscando identificar quais os problemas ainda se mantinham, as soluções encontradas e os avanços conseguidos. Verificou-se, no final, que os sujeitos haviam aprendido a utilizar novos espaços de aprendizagem além de terem se preparado melhor através do aprofundamento de estudos e do trabalho em grupo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

06/12/2007

Como Citar

CARNEIRO, M. Ângela B.; SARTI, H. L. C. A capacitação dos professores tutores no programa pec-formação universitária através dos desafios da prática. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 1, n. 1, p. 72–93, 2007. DOI: 10.21723/riaee.v1i1.433. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/433. Acesso em: 14 jun. 2021.

Edição

Seção

Artigos