Formação de professores, competências e saberes para atividade docente na Educação Infantil

Autores

  • Joana Angélica Bernardo de Oliveira

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v1i1.436

Resumo

A educação infantil tem conquistado visibilidade no cenário brasileiro, através de mobilizações por parte dos profissionais, discussões acadêmicas e avanços legais. A Constituição de 1988 e a Lei de Diretrizes e Bases, passaram a considerar a Educação Infantil a primeira etapa da educação Básica, ampliando e garantindo na lei, aos profissionais, formação inicial adequada e de qualidade. Nota-se que no Brasil, a garantia de leis e propostas para que o professor de Educação Infantil, tenha uma formação adequada, é um avanço, pois historicamente o trabalho destinado às crianças era baseado apenas na assistência sem nenhum preparo ou estudo específico para isto. No entanto, ainda existem problemas com os cursos de formação docente. Neste trabalho pretendo apontar caminhos para formação do profissional de educação Infantil, entendendo que o seu papel profissional, está relacionado com cuidar e educar; e seu perfil, precisa ser de pesquisador, critico e reflexivo da sua própria prática.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

06/12/2007

Como Citar

OLIVEIRA, J. A. B. de. Formação de professores, competências e saberes para atividade docente na Educação Infantil. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 1, n. 1, p. 113–122, 2007. DOI: 10.21723/riaee.v1i1.436. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/436. Acesso em: 25 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos teóricos