O papel dos valores religiosos em escolas públicas do interior paulista.

Autores

  • Aline Pereira Lima
  • Maria Suzana de Stefano Menin

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v1i2.440

Resumo

Pretendeu-se com esta pesquisa verificar a presença e uso de valores religiosos em salas segunda e terceira série, de escolas públicas de Presidente Prudente. Buscou-se investigar como professores lidam com valores religiosos e os motivos pelos quais isto é feito. Inicialmente foram escolhidas dez escolas, onde observou-se dez salas de segunda e dez salas de terceira série em diferentes períodos. Posteriormente, tendo como foco quatro escolas onde a incidência do uso de valores religiosos foi maior, constatou-se que os valores religiosos se fazem presentes nas escolas com as mais diversas finalidades, sendo as principais, disciplinar e moralizar. Abstract: This search aims to verify the presence and use of religious values in second and third grades of public schools in Presidente Prudente. The aim was to investigate how teachers deal with religious values and the reasons why this is done. Initially ten schools were chosen, where it was observed ten classrooms of second grade and ten third grades of rooms of different periods. Later, focusing on four schools where the incidence of religious values were higher, we concluded that these values were applied for diverse reasons, mainly, disciplinary and morality purposes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

06/12/2007

Como Citar

LIMA, A. P.; MENIN, M. S. de S. O papel dos valores religiosos em escolas públicas do interior paulista. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 1, n. 2, p. 143–151, 2007. DOI: 10.21723/riaee.v1i2.440. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/440. Acesso em: 3 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos teóricos