Evolução do conceito de tecnologia em professores do ensino fundamental durante aplicação do projeto teckids

Autores

  • Estéfano Vizconde Veraszto
  • Dirceu da Silva
  • Nonato Assis de Miranda
  • Fernanda de Oliveira Simon

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v1i2.441

Resumo

O avanço tecnológico modifica hábitos e valores ao mesmo tempo em que antigos paradigmas estabelecidos têm sido colocados em xeque. O professor que antes dominava todo o conteúdo tem dado lugar a um novo tipo de profissional capaz de mobilizar os conhecimentos transformando-os em ação. Atualmente sentimos a necessidade de um professor capaz de organizar situações de aprendizagem com autonomia ao mesmo tempo em que seja capaz de refletir acerca de sua própria ação. Ao longo deste trabalho apresentaremos a forma como foi desenvolvido uma proposta de capacitação de Educação Tecnológica para professores do Ensino Fundamental, ao mesmo tempo em que pudemos classificar e analisar as opiniões que os mesmos apresentaram e como essas opiniões evoluíram durante o desenvolvimento do trabalho. Este levantamento é fundamental para se estabelecer um consenso, visto que a tecnologia é tratada de maneira bastante diversificada e na maioria das vezes de forma errônea. Abstract: The technological breakthrough modifies habits and values at the same time that the established old paradigms have been in doubt. The teacher who first dominated the entire content has given rise to a new type of professional capable of mobilising the knowledge transforming them into action. Nowadays we need a kind teacher who capable of organizing situations of learning with autonomy and the same time, someone able to reflect on their own actions. Throughout this work we will present the way that was developed a proposal of Technological Education training for teachers of the elementary school at the same time that we classify and analyse the views they had and how these views have developed during the survey. This survey is crucial to establish a consensus, since the technology is seen through fairly diversified lenses and most of the time in an erroneous perspective.

Downloads

Publicado

06/12/2007

Como Citar

VERASZTO, E. V.; SILVA, D. da; MIRANDA, N. A. de; SIMON, F. de O. Evolução do conceito de tecnologia em professores do ensino fundamental durante aplicação do projeto teckids. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 1, n. 2, p. 152–161, 2007. DOI: 10.21723/riaee.v1i2.441. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/441. Acesso em: 2 mar. 2021.

Edição

Seção

Artigos