Análise de práticas educativas no ensino de física: um estudo com alunos do ensino médio da rede pública de são paulo

Autores

  • Nonato Assis de Miranda
  • Dirceu da Silva
  • Fernanda Oliveira Simon
  • Estéfano Vizconde Veraszto

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v1i2.447

Resumo

este trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa realizada com alunos do ensino médio da rede pública de São Paulo para analisar o funcionamento psico-social da sala de aula na disciplina de Física. Para tanto, utilizou-se de instrumento tipo escala de Likert desenvolvido por pesquisadores australianos e modificado por pesquisadores portugueses. Os dados foram analisados pelo método estatístico VARIMAX, no qual os fatores obtidos favoreceram a interpretação das possíveis correlações entre as concepções apresentadas no instrumento de medida. Os resultados apontam que os alunos têm concepção positiva da sala de aula e que apesar das dificuldades enfrentas se propõem ao aprendizado da disciplina

Downloads

Publicado

06/12/2007

Como Citar

MIRANDA, N. A. de; SILVA, D. da; SIMON, F. O.; VERASZTO, E. V. Análise de práticas educativas no ensino de física: um estudo com alunos do ensino médio da rede pública de são paulo. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 1, n. 2, p. 210–216, 2007. DOI: 10.21723/riaee.v1i2.447. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/447. Acesso em: 25 fev. 2021.

Edição

Seção

Artigos