Formação continuada de professores da educação básica e o ensino das ciências naturais

Autores

  • Silmara Sartoreto de Oliveira
  • Fernando Bastos

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v1i2.448

Resumo

Este estudo busca identificar o perfil educacional dos professores do ensino fundamental das séries iniciais. Seu objetivo é fornecer situações reflexivas onde os professores possam discutir sobre sua própria formação. Os dados foram obtidos a partir das respostas de onze professores de escola pública à um questionário. Também foram realizados encontros quinzenais com esses professores que formaram um Grupo de Trabalho, onde estes encontros foram filmados, transcritos e analisados. Durante a pesquisa verificou-se haver problemas pedagógicos no processo de ensino aprendizagem, no método de ensino adotado, no estabelecimento e valorização da relação professor-aluno e na interação entre os alunos quando da construção do conhecimento científico. No final do estudo, entendeu-se que os profissionais pesquisados apresentam falhas em sua formação como professores; não participam de cursos de atualização; e quando enfrentam dificuldades de entendimento em como lidar com algum conteúdo científico com os alunos, os professores pesquisam em livros escolares para sanar suas dúvidas. Os professores também apontaram que os cursos de atualização promovidos pela Diretoria de Ensino são considerados muito teóricos e pouco práticos, e não apresentam nenhuma ligação com o contexto em que os professores estão inseridos.

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Publicado

06/12/2007

Como Citar

OLIVEIRA, S. S. de; BASTOS, F. Formação continuada de professores da educação básica e o ensino das ciências naturais. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 1, n. 2, p. 217–230, 2007. DOI: 10.21723/riaee.v1i2.448. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/448. Acesso em: 13 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos teóricos