Material didático e prática docente

Autores

  • Rosilene Batista de Oliveira Fiscarelli

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v2i1.454

Resumo

O presente trabalho objetiva discutir o discurso docente acerca dos materiais didáticos, a partir da análise das práticas discursivas construídas pelos professores em torno desses objetos no ensino, apoiando-se nos estudos foucaultianos sobre discurso e construção de conhecimento. Os dados analisados durante a pesquisa foram coletados a partir de entrevistas com professores da rede pública de ensino paulista. Os resultados das análises realizadas conduzem-nos a pensar um pouco mais sobre esses materiais no cotidiano escolar; na maneira como os professores concebem esses materiais e apropriam-se deles em sua prática docente; nas implicações que surgem ao introduzir-se materiais no ensino e nas maneiras e possibilidades de preparar os professores para essas implicações. Ao compreendermos os materiais didáticos no processo de desenvolvimento profissional do professor, abrimos possibilidades de superação de obstáculos que venham inibir o espaço de experimentação e o crescimento profissional a partir da utilização desses materiais em sala de aula.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

06/12/2007

Como Citar

FISCARELLI, R. B. de O. Material didático e prática docente. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 2, n. 1, p. 31–39, 2007. DOI: 10.21723/riaee.v2i1.454. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/454. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos teóricos