Escola e violência: análise da produção academica sobre o tema na área de educação no período de 1990 a 2005.

Autores

  • Juliana Aparecida Matias Zechi

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v2i1.459

Resumo

A presente pesquisa objetiva avaliar as tendências teórico-metodológicas da produção acadêmica com relação aos temas de violência e indisciplina escolar, verificar como essas temáticas têm sido analisadas e explicadas e quais metodologias estão sendo utilizadas para seu estudo e analisar as proposições apresentadas com a finalidade de prevenção e contenção da violência e indisciplina. Para sua realização fizemos levantamento bibliográfico de estudos sobre essas temáticas publicadas em periódicos científicos no período de 1990 a 2003 e produzidos em Programas de Pós-graduação em Educação do Estado de São Paulo de 2000 a 2005. Apresentaremos aqui os resultados da análise dos periódicos. Percebemos nos artigos analisados, que a violência e indisciplina escolar têm sido estudadas tanto como um dos fatores que refletem a violência social, como um fenômeno que nasce no interior da escola e em decorrência de práticas escolares inadequadas. Os autores apresentam iniciativas de cunho educativo voltadas para a prevenção e enfrentamento do problema nas escolas.

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Publicado

06/12/2007

Como Citar

ZECHI, J. A. M. Escola e violência: análise da produção academica sobre o tema na área de educação no período de 1990 a 2005. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 2, n. 1, p. 72–80, 2007. DOI: 10.21723/riaee.v2i1.459. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/459. Acesso em: 20 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos teóricos