A orientação sexual no contexto inclusivo: um estudo teórico

Autores

  • Andreza Marques de Castro Leão
  • Paulo Rennes Marçal Ribeiro

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v2i2.465

Resumo

O intuito do presente estudo é esboçar e refletir a questão da orientação sexual no cenário inclusivo. As fontes deste trabalho são artigos, dissertações, teses e livros que versam sobre os temas da inclusão e sexualidade, aspectos estes inter-relacionados e indissociáveis. O assunto da sexualidade é um dos muitos que pode facilitar o processo de inclusão das pessoas com deficiências, pois está associada muito mais com o trabalho de expressão de sentimentos, atitude e de formação de valores morais, do que com conteúdos acadêmicos e científicos a ser dominado intelectualmente pelos alunos. Deste modo, a inserção da orientação sexual no contexto escolar decorre da necessidade de se propiciar uma educação geral dos alunos, a qual inclua a sexualidade. Os alunos detentores dos seus direitos precisam ter oportunidades de saber sobre a sexualidade, de modo que tenham acesso às informações precisas que envolvam este tema, a fim de que não sejam reféns dos mitos e tabus. Para o êxito da inclusão dos alunos com deficiências implica em se considerar a sexualidade, visto que é uma necessidade básica do ser humano. Portanto, é mister políticas públicas e programas educacionais eficazes, que se atenham à relevância da orientação sexual ser efetivada no cenário escolar, de modo que todos estudantes inseridos nos bancos escolares possam desfrutar de uma educação inclusiva, a qual não exclua, mas sim inclua a sexualidade.

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Publicado

07/12/2007

Como Citar

LEÃO, A. M. de C.; RIBEIRO, P. R. M. A orientação sexual no contexto inclusivo: um estudo teórico. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 2, n. 2, p. 127–135, 2007. DOI: 10.21723/riaee.v2i2.465. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/465. Acesso em: 13 out. 2024.

Edição

Seção

Artigos teóricos