Inclusão digital: desafios e reflexões teóricas na formação de professores no mundo contemporâneo

Autores

  • Norma Sueli Martins UFFRJ - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Instituto de Ciências Humanas e Sociais - Rio de Janeiro – RJ – Brasil. 23890-000

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v6i2.4886

Resumo

O presente artigo tem como objetivo apresentar aspectos teóricos e reflexões vinculadas à inclusão digital na formação de professores no mundo contemporâneo. O tema está dividido em três tópicos: o primeiro relacionado à Cibercultura, Ciberespaço e Ciberdemocracia; o segundo à Inclusão e Exclusão Digital dos Formadores de Professores e o último, Políticas Públicas e Educação Superior no Brasil. A metodologia utilizada foi a qualitativa, tendo como base a revisão bibliográfica vinculada à temática abordada. As considerações preliminares apontam para uma instituição que se vê obrigada a repensar sua prática pedagógica na atualidade; o acesso significativo às tecnologias abrange muito mais do que fornecer computador e conexão à internet, e o modelo de educação existente, não funciona na atualidade. Nesse contexto, é preciso sensibilizar o professor para a integração das tecnologias de informação e comunicação nos processos educacionais. Essa mudança no cenário contemporâneo, volta-se para a concretização de um plano de re-estruturação e planificação de cursos e currículos, sistemas de avaliação e metas a atingir.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Como Citar

MARTINS, N. S. Inclusão digital: desafios e reflexões teóricas na formação de professores no mundo contemporâneo. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 6, n. 2, p. 258–274, 2012. DOI: 10.21723/riaee.v6i2.4886. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/4886. Acesso em: 25 out. 2021.

Edição

Seção

Artigos