Processo de implementação do SINAES – Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior: Contradições, tensões e possibilidades

Autores

  • Marta Fernandes Garcia
  • Adriana Andrade Espindola
  • Mara Regina Lemes de Sordi

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v6i3.4998

Resumo

O texto discute o processo de implementação do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior por meio de análise de textos, leis e decretos que marcaram sua trajetória. Problematiza as contribuições/contradições, avanços/retrocessos observados neste processo e recupera os significados da categoria de contra-regulação como possibilidade de resistência propositiva no campo de regulação da qualidade da educação superior brasileira. Ancorada nos processos de auto-avaliação institucional e no protagonismo dos atores locais aponta esta estratégia como possibilidade institucional para pensar e agir consoante aos princípios progressistas observados na Lei do SINAES em sua proposta original, enfrentando as tensões inerentes ao campo da avaliação.

Downloads

Como Citar

GARCIA, M. F.; ESPINDOLA, A. A.; SORDI, M. R. L. de. Processo de implementação do SINAES – Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior: Contradições, tensões e possibilidades. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 6, n. 3, p. 24–35, 2012. DOI: 10.21723/riaee.v6i3.4998. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/4998. Acesso em: 25 fev. 2021.

Edição

Seção

Artigos