Alguns fundamentos de organização do currículo para a escola democratizada: Pistas históricas e perspectivas necessárias

Sebastião De Souza Lemes, Sueli Ap. Itman Monteiro, Ricardo Ribeiro

Resumo


Tendo por pressuposto que a trajetória do processo de democratização da escolabrasileira encontra-se em evidência e em um momento sem retorno, a reflexão sobre seumodelo torna-se necessária e de inadiável pertinência. Apresenta alguns elementos pontuaisde trajetória histórica, voltados para circunstâncias e momentos, que estabeleceram marcosimportantes na construção do currículo escolar no Brasil e direcionaram a mentalidade dofazer pedagógico. O pensamento democratizante se faz presente de forma constante, porém,ainda hoje, encontra-se de forma inconclusa no meio acadêmico e fragilizado teoricamente nocotidiano da escola. Nessa trajetória de grande complexidade o essa questão começa revelar,por alguns traços, suas possibilidades para superação de um modelo institucional em estadode esgotamento.

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DOI: https://doi.org/10.21723/riaee.v6i3.5007



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