Alguns fundamentos de organização do currículo para a escola democratizada: Pistas históricas e perspectivas necessárias
DOI:
https://doi.org/10.21723/riaee.v6i3.5007Resumo
Tendo por pressuposto que a trajetória do processo de democratização da escolabrasileira encontra-se em evidência e em um momento sem retorno, a reflexão sobre seumodelo torna-se necessária e de inadiável pertinência. Apresenta alguns elementos pontuaisde trajetória histórica, voltados para circunstâncias e momentos, que estabeleceram marcosimportantes na construção do currículo escolar no Brasil e direcionaram a mentalidade dofazer pedagógico. O pensamento democratizante se faz presente de forma constante, porém,ainda hoje, encontra-se de forma inconclusa no meio acadêmico e fragilizado teoricamente nocotidiano da escola. Nessa trajetória de grande complexidade o essa questão começa revelar,por alguns traços, suas possibilidades para superação de um modelo institucional em estadode esgotamento.Downloads
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Manuscritos aceitos e publicados são de propriedade dos autores com gestão da Ibero-American Journal of Studies in Education. É proibida a submissão total ou parcial do manuscrito a qualquer outro periódico. A responsabilidade pelo conteúdo dos artigos é exclusiva dos autores. A tradução para outro idioma é proibida sem a permissão por escrito do Editor ouvido pelo Comitê Editorial Científico.