Internet: um espaço de interação ou mediação na formação de docentes de educação infantil?

Autores

  • Abel Gustavo Garay González Doutorando em Educação. UFSCar – Universidade Federal de São Carlos. Pós-Graduação em Educação. São Carlos – SP – Brasil.
  • Adriana Maria Caram Doutoranda em Educação. UFSCar – Universidade Federal de São Carlos. Pós-Graduação em Educação. São Carlos – SP – Brasil
  • Douglas Aparecido Campos Docente. UFSCar – Universidade Federal de São Carlos. Departamento de Metodologia de Ensino. São Carlos – SP – Brasil.
  • Maria Aparecida Mello Docente. UFSCar – Universidade Federal de São Carlos. Departamento de Teorias e Práticas Pedagógicas. São Carlos – SP – Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v8i4.5152

Resumo

Esta pesquisa busca averiguar a profundidade dos processos de apropriação e objetivação do conhecimento historicamente produzido pela humanidade que podem ocorrer no campo da profissionalização de professores de Educação Infantil por intermédio de um ambiente virtual, elaborado e implementado com os pressupostos da Teoria Histórico-Cultural de Vigotsky, principalmente, o conceito de atividade mediadora. Para desenvolver a pesquisa analisamos o link “Comunidade de Educação Infantil” do site do Portal dos Professores da UFSCar, a partir de entrevistas realizadas com docentes desta etapa de ensino. Buscamos responder a seguinte questão de pesquisa: O link Comunidade de Educação Infantil funciona como uma ferramenta de mediação na formação docente? Os resultados indicaram que o link é reconhecido como um instrumento de mediação, pois ele possibilita a apropriação de instrumentos de formação individual como fruto da atividade coletiva humana, contribuindo para a melhoria da formação profissional e, consequentemente, com a melhoria da qualidade do ensino neste nível.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Abel Gustavo Garay González, Doutorando em Educação. UFSCar – Universidade Federal de São Carlos. Pós-Graduação em Educação. São Carlos – SP – Brasil.

Programa de Pós-Graduação em Educação - UFSCar/ Universidade Federal de São Carlos.

Adriana Maria Caram, Doutoranda em Educação. UFSCar – Universidade Federal de São Carlos. Pós-Graduação em Educação. São Carlos – SP – Brasil

Programa de Pós-Graduação em Educação - UFSCar/ Universidade Federal de São Carlos.

Douglas Aparecido Campos, Docente. UFSCar – Universidade Federal de São Carlos. Departamento de Metodologia de Ensino. São Carlos – SP – Brasil.

Departamento de Metodologia de Ensino - UFSCar/Universidade Federal de São Carlos.

Maria Aparecida Mello, Docente. UFSCar – Universidade Federal de São Carlos. Departamento de Teorias e Práticas Pedagógicas. São Carlos – SP – Brasil.

Departamento de Teorias e Práticas Pedagógicas - UFSCar/Universidade Federal de São Carlos

Downloads

Publicado

20/02/2014

Como Citar

GARAY GONZÁLEZ, A. G.; CARAM, A. M.; CAMPOS, D. A.; MELLO, M. A. Internet: um espaço de interação ou mediação na formação de docentes de educação infantil?. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 8, n. 4, p. 875–888, 2014. DOI: 10.21723/riaee.v8i4.5152. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/5152. Acesso em: 24 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos teóricos