Televisão digital interativa na educação: desenvolvimento de um conteúdo complementar ao ensino

Autores

  • Maicon Ferreira de Souza UNESP – Universidade Estadual Paulista. Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação – Pós-Graduação em Televisão Digital. Bauru – SP – Brasil.
  • José Luis Bizelli UNESP – Universidade Estadual Paulista. Faculdades Ciências e Letras – Departamento de Antropologia, Política e Filosofia. Araraquara – SP – Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v7i1.5370

Resumo

O presente trabalho teve por finalidade desenvolver um protótipo de conteúdo educativo utilizando os recursos da TV Digital Interativa. No texto, são apresentadas as características da televisão digital interativa aberta como meio complementar para a educação. A metodologia utilizada é composta de quatro fases: dedução, análise, indução e síntese. Sua concepção toma como problema a necessidade expressa pela Unesco sobre o uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) para a educação, bem como a possibilidade de aplicação da televisão digital em um processo educativo. O conteúdo é estruturado em formato de quiz, um tipo de jogo de perguntas e respostas utilizado como meio de educação não formal a alunos de ensino médio. O protótipo desenvolvido nesse trabalho é apresentando como roteiro e mapa estrutural, levando em conta as atividades e rotinas necessárias para seu funcionamento nos ambientes testados, eclipse, virtual set-topbox e Developer Box. As práticas de prototipação foram realizadas em NCLua, tendo como base o middleware Ginga. Como resultado, avalia-se que, de fato, o Ginga ofereceu suporte suficiente para realizar a tarefa, proporcionando características de interação para veiculação do conteúdo proposto, no momento da prática real.

Downloads

Como Citar

SOUZA, M. F. de; BIZELLI, J. L. Televisão digital interativa na educação: desenvolvimento de um conteúdo complementar ao ensino. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 7, n. 1, p. 84–97, 2012. DOI: 10.21723/riaee.v7i1.5370. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/5370. Acesso em: 25 fev. 2021.

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 4 > >>