Estratégias de comunicação e interação social de uma criança com deficiência visual e múltipla - um relato materno

Autores

  • Tereza Cristina Rodrigues Villella UFSCar - Universidade Federal de São Carlos - Pós-Graduação em Educação Especial. São Carlos - SP – Brasil. 13565-905
  • Maria Stella Coutinho de Alcantara Gil UFSCar - Universidade Federal de São Carlos – Departamento de Psicologia - Pós-Graduação em Educação Especial. São Carlos - SP – Brasil. 13565-905

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v7i3.5636

Resumo

O presente trabalho teve por objetivo identificar as características de comunicação e de interação social de uma criança com quatro anos de idade no início da pesquisa, com múltipla deficiência - deficiência física associada à cegueira congênita. A caracterização foi realizada com as contribuições de uma entrevista semi-estruturada, realizada com a mãe da criança. De acordo com a análise do relato da mãe, a criança possuía muitos recursos comunicativos e de estabelecimento de interações sociais, recursos que podem ser maximizados pela atuação dos educadores tanto em atividades de orientação de pais e professores quanto no trabalho direto com a criança com deficiência visual.

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Como Citar

VILLELLA, T. C. R.; GIL, M. S. C. de A. Estratégias de comunicação e interação social de uma criança com deficiência visual e múltipla - um relato materno. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 7, n. 3, p. 105–116, 2012. DOI: 10.21723/riaee.v7i3.5636. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/5636. Acesso em: 22 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos teóricos