Tamanho é documento? Uma análise da sexualidade, relações de gênero e formação docente através de desenhos infantis

Autores

  • Ana Paula Costa UNESP - Universidade Estadual Paulista. Faculdade de Ciências e Letras – Departamento de Psicologia da Educação - Núcleo de Estudos da Sexualidade (NUSEX). Araraquara – SP – Brasil. 14800-901 -
  • Andreza Marques de Castro Leão Pesquisadora Prope-‘Jovem Pesquisador’. Pós-doutoranda em Educação Sexual e Sexologia. UNESP - Universidade Estadual Paulista. Faculdade de Ciências e Letras – Departamento de Psicologia da Educação - Núcleo de Estudos da Sexualidade (NUSEX). Araraquara – SP - Brasil. 14800-901 -
  • Anne Caroline Mariank Alves Scalia Doutoranda em Educação Escolar. UNESP - Universidade Estadual Paulista. Faculdade de Ciências e Letra - Núcleo de Estudos da Sexualidade (NUSEX). Araraquara – SP - Brasil. 14800-901 -
  • Paulo Rennes Marçal Ribeiro Coordenador do Núcleo de Estudos da Sexualidade (NUSEX). UNESP - Universidade Estadual Paulista. Faculdade de Ciências e Letras – Departamento de Psicologia da Educação. Araraquara – SP – Brasil. 14800- 901 -

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v7i3.5715

Resumo

A partir de desenhos de crianças de uma sala de 4ª série do ensino fundamental participantes de um projeto intitulado “Prevenção também se ensina”, no qual foram trabalhadas questões de sexualidade e relações de gênero, os autores refletem sobre as manifestações da sexualidade e dos comportamentos e atitudes de gênero que ocorrem na escola, relacionando-as com a necessidade da educação sexual em uma abordagem crítica e emancipatória, que, no entanto, só poderá ocorrer com o aperfeiçoamento da formação docente.

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Como Citar

COSTA, A. P.; LEÃO, A. M. de C.; SCALIA, A. C. M. A.; RIBEIRO, P. R. M. Tamanho é documento? Uma análise da sexualidade, relações de gênero e formação docente através de desenhos infantis. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 7, n. 3, p. 133–151, 2012. DOI: 10.21723/riaee.v7i3.5715. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/5715. Acesso em: 25 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos teóricos