A educação no contexto diacrônico de antigos núcleos coloniais

Autores

  • Alexandre Marucci Bastos Doutorando em Educação. UNESP – Universidade Estadual Paulista. Faculdade de Ciências e Letras – Pós-graduação em Educação. Araraquara – SP – Brasil. 14801-340 –
  • Claudio Benedito Gomide de Souza UNESP – Universidade Estadual Paulista. Faculdade de Ciências e Letras - Departamento de Didática. Araraquara – SP – Brasil. 14800901 –

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v7i3.5729

Resumo

Este trabalho oferece uma síntese sobre a realidade de Núcleos Coloniais criados no início do século XX, no Estado de São Paulo, tomando como base um recorte da gênese do Município de Gavião Peixoto quando ainda era um destes núcleos para a acomodação de imigrantes europeus; bem como num paralelo à fase que o coronelismo se intensificou na região. A partir deste pressuposto histórico, segue numa breve abordagem contemporânea, já no século XXI, no intuito de provocar uma reflexão que possa agregar pertinente contribuição aos propósitos estratégicos da localidade, inclusive inserindo a nova realidade imposta pela implantação do Pólo Aeronáutico na localidade, representada pela instalação da Empresa Brasileira de Aeronáutica S/A – Embraer. Leva em conta, assim, o conjunto de seus fenômenos sociais e culturais ocorridos e desenvolvidos ao longo do tempo (diacronia); em uma análise base para o planejamento educacional, sobretudo na elaboração e implementação de políticas públicas e projetos a novas proposições para a melhoria do ensino local nos seus diferentes níveis.

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Como Citar

BASTOS, A. M.; SOUZA, C. B. G. de. A educação no contexto diacrônico de antigos núcleos coloniais. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 7, n. 3, p. 2–14, 2012. DOI: 10.21723/riaee.v7i3.5729. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/5729. Acesso em: 24 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos teóricos