Diferenças de gênero e juventude: um estudo a partir das vivências de estudantes de ensino médio do município de Campo Mourão-PR
DOI:
https://doi.org/10.21723/riaee.v8i2.5735Resumo
O presente texto apresenta resultados de pesquisa cujo objetivo foi estudar em que medida as experiências, expectativas, escolhas e metas protagonizadas pelos jovens anunciam diferenças e desigualdades nas relações de gênero. Para tanto, fez-se uso de entrevistas semiestruturadas realizadas com 30 jovens estudantes na faixa etária entre 15 a 17 anos. A partir da análise dos dados, foi possível verificar que as influências exercidas pelas diferenças de gênero ficaram evidenciadas nos depoimentos dos jovens entrevistados, enunciando valores e práticas que enfatizavam o âmbito público para os jovens do sexo masculino e o âmbito privado para as jovens do sexo feminino. Dessa forma, são tecidas algumas considerações acerca dos processos educativos voltados para a juventude na contemporaneidade.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Manuscritos aceitos e publicados são de propriedade dos autores com gestão da Ibero-American Journal of Studies in Education. É proibida a submissão total ou parcial do manuscrito a qualquer outro periódico. A responsabilidade pelo conteúdo dos artigos é exclusiva dos autores. A tradução para outro idioma é proibida sem a permissão por escrito do Editor ouvido pelo Comitê Editorial Científico.