As tendências atuais dos paradigmas: ciência, tecnologia e sociedade e ensino de ciências indígena no VII ENPEC

Autores

  • Maria Delourdes Maciel Professora de Pós-graduação. UNICSUL – Universidade Cruzeiro do Sul. Cruzeiro do Sul – SP – Brasil. 03342-000
  • Edda Curi Coordenadora de Pós-graduação. UNICSUL – Universidade Cruzeiro do Sul. Cruzeiro do Sul – SP – Brasil. 03342-000
  • Carlos Luis Pereira Doutorando em Ciências e Matemática. UNICSUL – Universidade Cruzeiro do Sul. Cruzeiro do Sul – SP – Brasil. 03342-000

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v8i2.5868

Resumo

O Encontro Nacional de Pesquisas em Educação em Ciências é um evento bianual organizada pelos pesquisadores do ensino de Ciências. O objetivo principal desse encontro é reunir os professores e pesquisadores da área, para socializarem os relatos de experiência e pesquisas no ensino de Ciências. Nesse presente trabalho, foi realizado um mapeamento dos artigos apresentados nas seções de comunicação oral do VII ENPEC, somando um total de 425 artigos selecionados, procurou-se identificar os relacionados com a abordagem Ciências, Tecnologia e Sociedade (CTS) no ensino de Ciências sua estrutura de organização e o numero de pesquisadores dessa área do Ensino de Ciências. Para esse estudo foi realizado uma pesquisa qualitativa de caráter bibliográfico, e para a análise dos dados buscou-se subsídios teóricos em Fiorentini (2002) e Bardin (2006) porque assim seria possível comparar minuciosamente os diferentes resultados obtidos. Conclui-se que a linha de pesquisa com a temática CTS apresentou 28 trabalhos cerca de 7% de trabalhos apresentados, confirmando uma sinalização nessa área de pesquisa pelos pesquisadores do ensino de Ciências e a temática sobre ensino de ciências indígena representou cerca de 1% dos trabalhos apresentados.

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Publicado

20/01/2014

Como Citar

MACIEL, M. D.; CURI, E.; PEREIRA, C. L. As tendências atuais dos paradigmas: ciência, tecnologia e sociedade e ensino de ciências indígena no VII ENPEC. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 8, n. 2, p. 338–353, 2014. DOI: 10.21723/riaee.v8i2.5868. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/5868. Acesso em: 25 fev. 2021.

Edição

Seção

Artigos