Educação em valores: um possível caminho para a superação da razão instrumental rumo à formação do cidadão

Autores

  • Natalia Branco Lopes Krawczun Professora UNINORTE - Faculdade Norte Paranaense. Mestre em Educação. UEL – Universidade Estadual de Londrina. Londrina – PR – Brasil. 86057-970

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v8i2.5930

Resumo

O trabalho tem como objetivo propor uma reflexão a respeito da introdução de valores na ação educativa institucional, cujo objetivo volta-se à implementação de um espaço profícuo ao desenvolvimento do cidadão. Para isso, a partir das obras da filósofa espanhola Adela Cortina e do filósofo alemão Jürgen Habermas busca-se estabelecer um raciocínio a respeito da inevitável inserção de valores na ação, destinada a provocar os educandos à incorporação de uma postura participativa, que é essencial para elevá-los à condição de cidadão. Para isso, parte-se inicialmente da análise das diferentes formas de estabelecimento das relações interpessoais. A partir das considerações de Cortina acerca dos estudos de Jonathan Sacks e Thomas Hobbes, realiza-se um cotejo entre aliança e contrato, demonstrando que embora os direitos e deveres do cidadão estejam estabelecidos por meio de um contrato, os seus fundamentos e a garantia de seu funcionamento consubstanciam-se na aliança. Outro aspecto abordado, refere-se à superação da ação instrumental, considerada por Cortina como nefasta à formação do sujeito autônomo. Destaca-se a contribuição da educação escolar, em todos os seus níveis, no tocante ao desenvolvimento de uma sociedade democrática que conta com a participação ativa de seus sujeitos pertencentes e conscientes de suas alianças. Aponta-se que para que esse projeto aproxime-se da realidade é fundamental que os educadores, bem como os demais agentes vinculados às instituições educacionais, articulem em sua práxis os valores mínimos destacados por Adela Cortina, quais sejam: liberdade, igualdade, respeito ativo, solidariedade e o diálogo.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Natalia Branco Lopes Krawczun, Professora UNINORTE - Faculdade Norte Paranaense. Mestre em Educação. UEL – Universidade Estadual de Londrina. Londrina – PR – Brasil. 86057-970

Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Londrina. Especialista em Metodologia da ação docente pela Universidade Estadula de Londrina. Especialista em Direito do Estado/Direito Constitucional pela Universidade Estadual de Londrina. Bacharel em Direito pelo Centro Universitário Filadélfia.

Downloads

Publicado

20/01/2014

Como Citar

KRAWCZUN, N. B. L. Educação em valores: um possível caminho para a superação da razão instrumental rumo à formação do cidadão. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 8, n. 2, p. 305–322, 2014. DOI: 10.21723/riaee.v8i2.5930. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/5930. Acesso em: 19 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos teóricos