Coreografias didáticas: reflexões acerca dos encaminhamentos docentes em sala de aula para o ensino-aprendizagem nas artes visuais

Autores

  • Vivian Castro de Miranda UFSM
  • Adriana Moreira da Rocha Veiga

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v11.n3.6013

Palavras-chave:

Coreografia didática. Estratégia didática. Ensino-aprendizagem. Ideias pedagógicas. Artes visuais.

Resumo

Este texto tem como tema a reflexão sobre as estratégias didáticas na perspectiva das chamadas “coreografias didáticas”, resultantes dos procedimentos empregados em sala de aula. O objetivo é refletir sobre os encaminhamentos docentes, no recorte da pedagogia universitária. A problemática leva a questionar os aspectos que envolvem as decisões docentes enquanto dinamizadoras do processo de ensino-aprendizagem. Através de levantamento bibliográfico e observação em sala de aula, a conclusão é de que do ponto de vista do estudante, as coreografias propostas pelos professores têm um real impacto na forma como se dá o aprendizado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vivian Castro de Miranda, UFSM

Programadora Visual, Especialista em Arte e Visualidade e Mestre em Comunicação pela UFSM, Licenciada pelo Programa Especial de Graduação de Formação de Professores para a Educação Profissional (UFSM).

Downloads

Publicado

20/10/2016

Como Citar

MIRANDA, V. C. de; VEIGA, A. M. da R. Coreografias didáticas: reflexões acerca dos encaminhamentos docentes em sala de aula para o ensino-aprendizagem nas artes visuais. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 11, n. 3, p. 1343–1351, 2016. DOI: 10.21723/riaee.v11.n3.6013. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/6013. Acesso em: 8 mar. 2021.

Edição

Seção

Artigos