Competências e habilidades na formação docente para o ensino técnico profissional

Autores

  • Jurema Iara Reis Belli UDESC – Universidade de Santa Catarina. Centro de Ciências Tecnológicas. Joinville – SC – Brasil. 89218- 580
  • Susana Frutuoso Henriques UAB - Universidade Aberta de Lisboa. Departamento de Ensino e Educação a Distância. Oeiras – Portugal. 2740-122
  • Daniela Melaré Vieira Barros UAB – Universidade Aberta de Lisboa. Departamento de Ensino e Educação a Distância. Oeiras – Portugal. 2740-122

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v7i4.6285

Resumo

Este trabalho tem por princípio analisar documentos brasileiros e portugueses que tratam das competências profissionais na formação de professores, mais especificamente para o Ensino Técnico Profissionalizante (ETP), finalizando com uma proposta para desenvolver uma matriz de competências internacional. Assim a investigação será norteada pela seguinte questão: de que forma as políticas do Brasil e Portugal definem a formação docente para o ensino técnico profissionalizante, destacando as competências e habilidades necessárias? O objetivo deste estudo é analisar, descrever e propor novas práticas pedagógicas para formação docente do ensino técnico profissionalizante. A metodologia de pesquisa é de natureza qualitativa, com recolha de dados sobre documentos oficiais Europeus e da América Latina e dos governos dos países envolvidos Brasil e Portugal. Para analise e interpretação será utilizado o modelo de análise de conteúdos.

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Como Citar

BELLI, J. I. R.; HENRIQUES, S. F.; BARROS, D. M. V. Competências e habilidades na formação docente para o ensino técnico profissional. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 7, n. 4, p. 33–50, 2013. DOI: 10.21723/riaee.v7i4.6285. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/6285. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos teóricos