Medidas socioeducativas e o direito à educação: um diálogo possível

Autores

  • Maria Fernanda Jorge Rocha Psicóloga e Educadora do Programa de Medidas Socioeducativas em Meio Aberto – Salesianos São Carlos. São Carlos – SP – Brasil. 13569-180
  • Glaziela C. Solfa Marques Terapeuta Ocupacional e Coordenadora do Programa de Medidas Socioeducativas em Meio Aberto – Salesianos São Carlos. São Carlos – SP – Brasil. 13569-180
  • Martha Morais Minatel Terapeuta Ocupacional e Educadora do Programa de Medidas Socioeducativas em Meio Aberto – Salesianos São Carlos. São Carlos – SP – Brasil. 13569-180

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v7i4.6287

Resumo

Este trabalho tem como objetivo relatar a experiência de articulação entre o Programa de Medidas Socioeducativas em Meio Aberto de São Carlos e a Diretoria Regional e a rede de ensino deste município, para a inserção e permanência dos adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa em meio aberto na escola. A partir da problemática de inserção do adolescente autor de ato infracional neste espaço, bem como o alto número de evasões e desistências, um profissional específico passou a integrar a equipe do Programa a fim de qualificar a relação com a rede de ensino e, através do trabalho conjunto, garantir estratégias de inserção e permanência destes adolescentes. A articulação se fez principalmente junto ao professor mediador escolar e comunitário e dessa forma, 80% dos adolescentes em cumprimento de medida atualmente, permaneceram na escola. Este dado ilustra a importância do trabalho em rede para a efetivação da garantia de direitos dos adolescentes, em especial, daquele que cometeu ato infracional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Como Citar

ROCHA, M. F. J.; MARQUES, G. C. S.; MINATEL, M. M. Medidas socioeducativas e o direito à educação: um diálogo possível. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 7, n. 4, p. 62–74, 2013. DOI: 10.21723/riaee.v7i4.6287. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/6287. Acesso em: 19 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos teóricos