A dimensão ética do ato de avaliar no cenário educacional brasileiro de hoje

Sheyla Maria Fontenele Macedo

Resumo


Este artigo “A dimensão ética do ato de avaliar no cenário educacional brasileiro de hoje” é um dos pontos de partida da pesquisa “O acontecer da Ética nos cursos de Pedagogia: tessituras e possibilidades de novos arranjos entre o ensinar e o aprender”, do Campus Avançado “Profa. Maria Elisa de Albuquerque Maia”, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (CAMEAM/UERN) em fase de construção desde maio de 2011. O artigo como etapa I da referida pesquisa, é de cunho bibliográfico, documental e fundamenta-se na pesquisa qualitativa. Objetiva identificar de que forma as práticas pedagógicas de avaliação sofrem intervenção da dimensão ética no cenário educacional de hoje no Brasil. Como referencial teórico básico: Estrela (1999, 2003), Freire (1991-1999), Esteban (1999), Hadji (1994), Libâneo (199) Kramer (1993), Luckesi (1999), Melchior (1999). Organizado em dois tópicos: a) propõe uma ampla discussão sobre a inter-relação entre a ética e a educação nos dias de hoje; b) revela a realidade da interpenetração da ética frente ao ato de avaliar. É relevante por contribuir para a construção da identidade profissional docente e por permitir reflexões frente ao processo de ensinoaprendizagem na formação inicial dos professores da educação básica.


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DOI: https://doi.org/10.21723/riaee.v7i4.6291



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