A dimensão ética do ato de avaliar no cenário educacional brasileiro de hoje

Autores

  • Sheyla Maria Fontenele Macedo UERN - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - Departamento de Educação. Pau de Ferros – RN – Brasil. 59900-000

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v7i4.6291

Resumo

Este artigo “A dimensão ética do ato de avaliar no cenário educacional brasileiro de hoje” é um dos pontos de partida da pesquisa “O acontecer da Ética nos cursos de Pedagogia: tessituras e possibilidades de novos arranjos entre o ensinar e o aprender”, do Campus Avançado “Profa. Maria Elisa de Albuquerque Maia”, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (CAMEAM/UERN) em fase de construção desde maio de 2011. O artigo como etapa I da referida pesquisa, é de cunho bibliográfico, documental e fundamenta-se na pesquisa qualitativa. Objetiva identificar de que forma as práticas pedagógicas de avaliação sofrem intervenção da dimensão ética no cenário educacional de hoje no Brasil. Como referencial teórico básico: Estrela (1999, 2003), Freire (1991-1999), Esteban (1999), Hadji (1994), Libâneo (199) Kramer (1993), Luckesi (1999), Melchior (1999). Organizado em dois tópicos: a) propõe uma ampla discussão sobre a inter-relação entre a ética e a educação nos dias de hoje; b) revela a realidade da interpenetração da ética frente ao ato de avaliar. É relevante por contribuir para a construção da identidade profissional docente e por permitir reflexões frente ao processo de ensinoaprendizagem na formação inicial dos professores da educação básica.

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Como Citar

MACEDO, S. M. F. A dimensão ética do ato de avaliar no cenário educacional brasileiro de hoje. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 7, n. 4, p. 107–119, 2013. DOI: 10.21723/riaee.v7i4.6291. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/6291. Acesso em: 28 fev. 2021.

Edição

Seção

Artigos