A necessária disciplina de orientação profissional na formação de professores para o século XXI

Autores

  • Gilsenir Maria Prevelato de Almeida Dátilo UNESP - Universidade Estadual Paulista Faculdade de Filosofia e Ciências Unesp Câmpus de Marília

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v11.n4.6306

Palavras-chave:

Orientação Profissional. Curso de Pedagogia. Formação de educadores. Adolescentes.

Resumo

O objetivo do artigo é demonstrar resultados de pesquisa realizada pela autora e alunos do curso de Pedagogia da UNESP de Marília. Objetivos: 1) verificar a importância da Orientação Profissional (OP) no curso de formação de professores, o papel que o pedagogo pode desempenhar auxiliando futuros alunos na escolha de uma profissão 2) investigar o que significa para aluno a sua escolha profissional, 3) identificar a concepção que possuem a respeito do tema trabalho, 4) propiciar atividades que estimulem o autoconhecimento e a informação profissional, 5) estimulá-los a elaborarem um projeto de vida pessoal e profissional. Método: pesquisa-ação com base em Thiollent (2008). Foram realizados 10 encontros onde os 13 sujeitos estabeleceram relações interpessoais por meio de discussões, leituras, dinâmicas de grupo e refletiram sobre a multideterminação de sua escolha profissional. Os resultados apontaram que a intervenção pedagógica foi eficaz, visto que a maioria dos sujeitos conseguiu fazer a sua escolha profissional, adquiriram o conceito de trabalho, construíram um projeto de vida pessoal e profissional. Concluímos que o pedagogo pode contribuir com os seus alunos na conscientização dos mesmos, sobre o conceito de trabalho, escolha profissional e da possibilidade do estudo levá-los a alcançar maiores objetivos de vida.

Biografia do Autor

Gilsenir Maria Prevelato de Almeida Dátilo, UNESP - Universidade Estadual Paulista Faculdade de Filosofia e Ciências Unesp Câmpus de Marília

Professora Assistente Doutora do Departamento de Psicologia da Educação da UNESP de Marília SP

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Publicado

20/12/2016

Como Citar

DÁTILO, G. M. P. de A. A necessária disciplina de orientação profissional na formação de professores para o século XXI. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 11, n. 4, p. 1835–1848, 2016. DOI: 10.21723/riaee.v11.n4.6306. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/6306. Acesso em: 4 mar. 2021.

Edição

Seção

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