A necessária disciplina de orientação profissional na formação de professores para o século XXI
DOI:
https://doi.org/10.21723/riaee.v11.n4.6306Palavras-chave:
Orientação Profissional. Curso de Pedagogia. Formação de educadores. Adolescentes.Resumo
O objetivo do artigo é demonstrar resultados de pesquisa realizada pela autora e alunos do curso de Pedagogia da UNESP de Marília. Objetivos: 1) verificar a importância da Orientação Profissional (OP) no curso de formação de professores, o papel que o pedagogo pode desempenhar auxiliando futuros alunos na escolha de uma profissão 2) investigar o que significa para aluno a sua escolha profissional, 3) identificar a concepção que possuem a respeito do tema trabalho, 4) propiciar atividades que estimulem o autoconhecimento e a informação profissional, 5) estimulá-los a elaborarem um projeto de vida pessoal e profissional. Método: pesquisa-ação com base em Thiollent (2008). Foram realizados 10 encontros onde os 13 sujeitos estabeleceram relações interpessoais por meio de discussões, leituras, dinâmicas de grupo e refletiram sobre a multideterminação de sua escolha profissional. Os resultados apontaram que a intervenção pedagógica foi eficaz, visto que a maioria dos sujeitos conseguiu fazer a sua escolha profissional, adquiriram o conceito de trabalho, construíram um projeto de vida pessoal e profissional. Concluímos que o pedagogo pode contribuir com os seus alunos na conscientização dos mesmos, sobre o conceito de trabalho, escolha profissional e da possibilidade do estudo levá-los a alcançar maiores objetivos de vida.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Manuscritos aceitos e publicados são de propriedade dos autores com gestão da Ibero-American Journal of Studies in Education. É proibida a submissão total ou parcial do manuscrito a qualquer outro periódico. A responsabilidade pelo conteúdo dos artigos é exclusiva dos autores. A tradução para outro idioma é proibida sem a permissão por escrito do Editor ouvido pelo Comitê Editorial Científico.