Uma nova Proposta Curricular para um novo professor?

Autores

  • Rodrigo Biagini Costa Mestre em Educação. UNESP – Universidade Estadual Paulista. Faculdade de Filosofia e Ciências - Pós-Graduação em Educação. Marília – SP – Brasil.
  • Tânia Suely Antonelli Marcelino Brabo Docente. UNESP – Universidade Estadual Paulista. Faculdade de Filosofia e Ciências - Departamento de Administração e Supervisão Escolar. Marília – SP – Brasil

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v9i3.6347

Resumo

O artigo traz parte dos resultados de uma pesquisa de doutorado que tem como objetivo estudar a Nova Proposta Curricular paulista desde seu processo de implantação, considerando que a relação Estado, educação e políticas educacionais é marcada por “processos e dinâmicas complexas que traduzem a historicidade das relações sociais mais amplas, suas prioridades e formas ideológicas”, conforme aponta Dourado (2011, p.7). O núcleo central do texto é a análise de tal política, por meio de pesquisa documental, com enfoque aos impasses criados por esta iniciativa da Secretaria Estadual de Educação e os seus possíveis reflexos na atuação e (re)profissionalização dos/as professores/as.

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Biografia do Autor

Rodrigo Biagini Costa, Mestre em Educação. UNESP – Universidade Estadual Paulista. Faculdade de Filosofia e Ciências - Pós-Graduação em Educação. Marília – SP – Brasil.

Docente da Rede Estadual de Educação do Estado de São Paulo.

Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Educação da FFC-UNESP-Campus de Marília

Tânia Suely Antonelli Marcelino Brabo, Docente. UNESP – Universidade Estadual Paulista. Faculdade de Filosofia e Ciências - Departamento de Administração e Supervisão Escolar. Marília – SP – Brasil

Departamento de Administração e Supervisão Escolar-Núcleo de Direitos Humanos e Cidadania de Marília-Educação

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Publicado

11/03/2015

Como Citar

COSTA, R. B.; BRABO, T. S. A. M. Uma nova Proposta Curricular para um novo professor?. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 9, n. 3, p. 632–645, 2015. DOI: 10.21723/riaee.v9i3.6347. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/6347. Acesso em: 13 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos teóricos