A prática pedagógica contemporânea e as concepções docentes no magistério superior: coerências e contradições

Autores

  • Helena Cristina Simões UNIFAP – Universidade Federal do Amapá. Departamento de Ciências Humanas. Macapá - AP – Brasil. 68.903-419
  • Silvana Malusá UFU – Universidade Federal de Uberlândia. Faculdade de Educação. Uberlândia – MG - Brasil. 38.400-902

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v8i1.6471

Resumo

Este trabalho relaciona aspectos da prática pedagógica contemporânea com as concepções dos docentes da educação superior. Discute-se a formação docente, os processos de ensino-aprendizagem e as relações interpessoais e, os relaciona com os conceitos valorativos aferidos pelos professores. Os dados apresentados são parte de uma pesquisa objeto de tese de doutoramento, realizada com aplicação de questionário a professores de Instituições de Ensino Superior localizadas no Estado do Amapá/Brasil. Os resultados revelaram que o docente reconhece a importância do aperfeiçoamento pedagógico, mas não possui a mesma disposição para realizá-lo; que no processo de ensino-aprendizagem a abordagem ainda é caracterizada pelo tradicionalismo das práticas e que; há sinais de maior diálogo nas relações interpessoais.

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Como Citar

Simões, H. C., & Malusá, S. (2013). A prática pedagógica contemporânea e as concepções docentes no magistério superior: coerências e contradições. Revista Ibero-Americana De Estudos Em Educação, 8(1), 17–35. https://doi.org/10.21723/riaee.v8i1.6471

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Artigos