O aluno e seu corpo

Autores

  • Amurabi Oliveira UFAL – Universidade Federal de Alagoas. Maceió – AL – Brasil. 57072-900

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v8i1.6480

Resumo

O presente trabalho busca realizar uma reflexão em torno da relação entre corpo e educação a partir do substrato teórico de Bourdieu, compreendendo os processos contraditórios e de exclusão envolvidos na realidade escolar a partir da leitura do autor. Focaremos neste artigo uma questão pouco desenvolvida, de forma mais sistemática, pelo sociológico francês que diz respeito ao fato de como o corpo é um relevante elemento para a elaboração do julgamento social realizado pelo professor com relação ao aluno, para tanto, buscaremos compreender o corpo enquanto construção cultural, e explicitar a dimensão da hexis em relação ao habitus.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Como Citar

OLIVEIRA, A. O aluno e seu corpo. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 8, n. 1, p. 145–160, 2013. DOI: 10.21723/riaee.v8i1.6480. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/6480. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos teóricos