Formação continuada de professores e elaboração do projeto pedagógico da escola

Autores

  • Ana Maria Falsarella UNIARA - Centro Universitário de Araraquara. Programa de Mestrado Profissional em Processos de Ensino, Gestão e Inovação. Araraquara – SP – Brasil. 14801-320

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v8i1.6483

Resumo

Este texto trata da formação continuada em serviço dos profissionais da educação, em especial dos professores, como um dos aspectos das políticas educacionais em vigor no Brasil relacionado à questão da descentralização e da gestão democrática. Entende a formação continuada em serviço como intrinsecamente relacionada à socialização docente na profissão e a escola como o lócus privilegiado para que ela ocorra no que tange à elaboração coletiva, implementação e avaliação do projeto pedagógico, nos termos da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei n.º 9394/96). Levanta a questão da influência da cultura educacional na prática docente. Destaca o papel da equipe gestora da escola no desenvolvimento de um clima de trabalho colaborativo e solidário, no planejamento da formação e na articulação das ações. Aborda ainda pontos de referência para a elaboração do projeto e finaliza com sugestão de itens sobre o que é importante constar no documento, isto é, no registro do projeto da escola.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Como Citar

FALSARELLA, A. M. Formação continuada de professores e elaboração do projeto pedagógico da escola. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 8, n. 1, p. 191–207, 2013. DOI: 10.21723/riaee.v8i1.6483. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/6483. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos teóricos