Necessidades formativas de acadêmicos de Licenciatura em Educação Física em situação de estágio curricular supervisionado
DOI:
https://doi.org/10.21723/riaee.v8i1.6486Resumo
Esta investigação objetivou identificar e reconhecer a percepção sobre as necessidades formativas de acadêmicos da Licenciatura em Educação Física do Centro de Educação Física e Desportos (CEFD) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) em situação de Estágio Curricular Supervisionado. Este estudo fenomenológico sob a forma de estudo de caso com abordagem qualitativa usou como instrumento um questionário com perguntas abertas, interpretado pela análise de conteúdo. Os participantes foram 20 acadêmicos do 7º semestre do curso de Licenciatura em Educação Física do CEFD/UFSM. As informações coletadas permitiram a identificação de necessidades formativas que atravessam o processo formativo inicial, como perspectiva epistemológica fundamentada no racionalismo técnico instrumental, que embasam as dificuldades no trato pedagógico nas aulas de Educação Física. Ao mesmo tempo as informações mobilizaram um debate sobre o processo de socialização docente, levando em consideração o aprendizado entre os atores que dividem o mesmo espaço educacional. Nesse sentido, a organização escolar, como elemento importante no acolhimento do futuro professor foi destacada para aproximar a escola das discussões permeadas na formação inicial.
Downloads
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Manuscritos aceitos e publicados são de propriedade dos autores com gestão da Ibero-American Journal of Studies in Education. É proibida a submissão total ou parcial do manuscrito a qualquer outro periódico. A responsabilidade pelo conteúdo dos artigos é exclusiva dos autores. A tradução para outro idioma é proibida sem a permissão por escrito do Editor ouvido pelo Comitê Editorial Científico.