Necessidades formativas de acadêmicos de Licenciatura em Educação Física em situação de estágio curricular supervisionado

Autores

  • Hugo Norberto Krug UFSM – Universidade Federal de Santa Maria – Doutor em Educação – Professor do Programa de Pós- Graduação em Educação. Santa Maria – Rio Grande do Sul – Brasil. 97105-900
  • Andressa Aita Ivo UFPEL – Universidade Federal de Pelotas – Doutoranda em Educação. Pelotas – Rio Grande do Sul – Brasil. 96001-970
  • Victor Julierme Santos da Conceição UFRGS – Universidade Federal do Rio Grande do Sul – Doutorando em Ciências do Movimento Humano. Porto Alegre – Rio Grande do Sul – Brasil. 90040-060
  • Franciele Roos da Silva Ilha UFPEL – Universidade Federal de Pelotas – Doutoranda em Educação. Pelotas – Rio Grande do Sul – Brasil. 96001-970
  • Rodrigo de Rosso Krug UFSC – Universidade Federal de Santa Catarina – Doutorando em Ciências Médicas. Florianópolis – Santa Catarina – Brasil. 88040-970

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v8i1.6486

Resumo

Esta investigação objetivou identificar e reconhecer a percepção sobre as necessidades formativas de acadêmicos da Licenciatura em Educação Física do Centro de Educação Física e Desportos (CEFD) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) em situação de Estágio Curricular Supervisionado. Este estudo fenomenológico sob a forma de estudo de caso com abordagem qualitativa usou como instrumento um questionário com perguntas abertas, interpretado pela análise de conteúdo. Os participantes foram 20 acadêmicos do 7º semestre do curso de Licenciatura em Educação Física do CEFD/UFSM. As informações coletadas permitiram a identificação de necessidades formativas que atravessam o processo formativo inicial, como perspectiva epistemológica fundamentada no racionalismo técnico instrumental, que embasam as dificuldades no trato pedagógico nas aulas de Educação Física. Ao mesmo tempo as informações mobilizaram um debate sobre o processo de socialização docente, levando em consideração o aprendizado entre os atores que dividem o mesmo espaço educacional. Nesse sentido, a organização escolar, como elemento importante no acolhimento do futuro professor foi destacada para aproximar a escola das discussões permeadas na formação inicial.

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Como Citar

KRUG, H. N.; IVO, A. A.; CONCEIÇÃO, V. J. S. da; ILHA, F. R. da S.; KRUG, R. de R. Necessidades formativas de acadêmicos de Licenciatura em Educação Física em situação de estágio curricular supervisionado. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 8, n. 1, p. 252–274, 2013. DOI: 10.21723/riaee.v8i1.6486. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/6486. Acesso em: 27 fev. 2021.

Edição

Seção

Artigos