As mudanças educativas proporcionadas pelas políticas de avaliação
DOI:
https://doi.org/10.21723/riaee.v11.n4.6573Palavras-chave:
Globalização. Educação. Politicas Educativas. Avaliação.Resumo
O tema da avaliação das politicas educativas apresenta uma trajetória bastante rica, tal como refletem os estudos efetuados por diferentes organismos, nomeadamente, a OCDE e a UNESCO, assim como a abundante literatura nacional e internacional. Este artigo, a partir do histórico do desenvolvimento dos processos de avaliação da educação nas últimas duas décadas, considera as conceções académicas sobre a avaliação no contexto da globalização, tendo em conta, particularmente, as propostas teóricas, de alguns autores. Através de uma análise mais pormenorizada das metamorfoses educativas propiciadas pelas políticas de avaliação no espaço educacional Europeu e em Portugal, no contexto da globalização. Também, busca mapear e discutir as novas ações legislativas apresentadas, pelo desenvolvimento das Politicas Educativas e de Avaliação na União Europeia e em Portugal, fazendo uma análise sincrónica e diacrónica das mesmas. Apesar de acentuada aceleração do processo de construção do espaço educativo europeu, Portugal não consegui atingir os resultados que pretendia alcançar, em diferentes domínios.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Manuscritos aceitos e publicados são de propriedade dos autores com gestão da Ibero-American Journal of Studies in Education. É proibida a submissão total ou parcial do manuscrito a qualquer outro periódico. A responsabilidade pelo conteúdo dos artigos é exclusiva dos autores. A tradução para outro idioma é proibida sem a permissão por escrito do Editor ouvido pelo Comitê Editorial Científico.