Estratégias de combate às desigualdades sociais na rede municipal de São José

Autores

  • Karine Rodrigues Ramos UDESC
  • Celso João Carminati

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v11.n3.6578

Palavras-chave:

Capital cultural. Família. Escola. Habitus.

Resumo

O presente artigo tem por temática analisar os projetos educacionais realizados na Rede Municipal de Ensino e suas implicações nas mudanças sociais. Os projetos foram desenvolvidos pela Secretaria de Educação e Cultura de São José nos anos de 2001 e 2006. Para a análise, foram utilizados, em especial, conceitos acerca do capital cultural e habitus escolar, do sociólogo Francês Pierre Bourdieu, destacando os assuntos campo-escola X família e herança familiar desigual, em suas implicações escolares.  

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Karine Rodrigues Ramos, UDESC

Mestranda em História e Historiografia da Educação - PPGE - HHE

Downloads

Publicado

20/10/2016

Como Citar

RAMOS, K. R.; CARMINATI, C. J. Estratégias de combate às desigualdades sociais na rede municipal de São José. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 11, n. 3, p. 1557–1567, 2016. DOI: 10.21723/riaee.v11.n3.6578. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/6578. Acesso em: 24 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos teóricos

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.