Criatividade e inovação na escola do século XXI: uma mudança de paradigmas

Autores

  • Kênia Paulino de Queiroz Souza Universidade Federal do Tocantins
  • Maria José de Pinho Universidade Federal do Tocantins

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v11.n4.6636

Palavras-chave:

Transições paradigmáticas. Criatividade educacional. Produção do conhecimento.

Resumo

Este artigo objetiva dar a conhecer as principais concepções de criatividade e inovação na escola contemporânea, com o rompimento do paradigma conservador para uma educação emancipatória, e discutir essa ruptura, que opera uma mudança nas instituições educativas segundo as concepções e os referenciais teóricos sobre o criar e o inovar, na “visão de transformação”. O estudo, de caráter bibliográfico, iniciou com a análise dos aportes teóricos no “Grupo de Pesquisa em Rede Internacional Investigando Escolas Criativas e Inovadoras”, que levou à percepção de que a escola contemporânea, ao opor-se a um ensino conservador, que prioriza o trabalho individual e o saber fragmentado, pode ser definida como emancipatória, criativa e inovadora, pois possui a visão formadora e transformadora de seu fazer pedagógico e coletivo, e busca a interligação dos saberes e a produção do conhecimento. Valoriza os potenciais criativos, a natureza e o ser humano, visando ao bem individual, social e planetário, segundo princípios que partem da vida e para a vida. 

Biografia do Autor

Kênia Paulino de Queiroz Souza, Universidade Federal do Tocantins

Mestre em Educação pela Universidade Federal do Tocantins – UFT. Membro do grupo de pesquisa em Rede Internacional Investigando Escolas Criativas e Inovadoras. Professora da Educação Básica e Superior.

Maria José de Pinho, Universidade Federal do Tocantins

Professora Doutora da Universidade Federal do Tocantins e do Programa de Pós-Graduação em Letras e no Programa de Pós-Graduação em Educação. Membro da Rede Internacional de Escolas Criativas – RIEC.

Downloads

Publicado

20/12/2016

Como Citar

SOUZA, K. P. de Q.; PINHO, M. J. de. Criatividade e inovação na escola do século XXI: uma mudança de paradigmas. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 11, n. 4, p. 1906–1923, 2016. DOI: 10.21723/riaee.v11.n4.6636. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/6636. Acesso em: 4 mar. 2021.

Edição

Seção

Artigos