Criatividade e inovação na escola do século XXI: uma mudança de paradigmas
DOI:
https://doi.org/10.21723/riaee.v11.n4.6636Palavras-chave:
Transições paradigmáticas. Criatividade educacional. Produção do conhecimento.Resumo
Este artigo objetiva dar a conhecer as principais concepções de criatividade e inovação na escola contemporânea, com o rompimento do paradigma conservador para uma educação emancipatória, e discutir essa ruptura, que opera uma mudança nas instituições educativas segundo as concepções e os referenciais teóricos sobre o criar e o inovar, na “visão de transformação”. O estudo, de caráter bibliográfico, iniciou com a análise dos aportes teóricos no “Grupo de Pesquisa em Rede Internacional Investigando Escolas Criativas e Inovadoras”, que levou à percepção de que a escola contemporânea, ao opor-se a um ensino conservador, que prioriza o trabalho individual e o saber fragmentado, pode ser definida como emancipatória, criativa e inovadora, pois possui a visão formadora e transformadora de seu fazer pedagógico e coletivo, e busca a interligação dos saberes e a produção do conhecimento. Valoriza os potenciais criativos, a natureza e o ser humano, visando ao bem individual, social e planetário, segundo princípios que partem da vida e para a vida.
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