Contemporaneidade: novos desafios educacionais com o advento das tecnologias da informação e comunição

Autores

  • Débora Raquel da Costa Milani UNIESP – União Nacional das Instituições Educacionais São Paulo. FTGA – Faculdade de Taquaritinga. Taquaritinga – SP –Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v8i4.6661

Resumo

Este trabalho tem por objetivo delinear possíveis caminhos de investigação, observação e análise sobre os impasses contemporâneos, colocados no cotidiano escolar e, para além dele, especificamente do currículo cultural mediatizado pelas novas tecnologias da informação. A metodologia utilizada foi a pesquisa de tipo etnográfico, por se tratar de uma pesquisa de campo que favorece a finalidade de mapear a instituição escolar e as práticas inseridas no contexto dos desafios tecnológicos e midiáticos. Considerou-se, assim, enquanto norte para esta pesquisa, o paradigma holonômico, na medida em que o mesmo nos permite pensar uma nova organizacionalidade. A partir dele nos foi permitido organizar a esfera da ação e o vislumbrar da dimensão simbólica, que dá entorno às questões investigadas. Conclui-se que a Tecnologia da Informação e Comunicação tem papel imprescindível a desempenhar, pois junto com ela, novas técnicas cognitivas, maneiras de vivenciar a cultura, modos de percepção do tempo e espaço são desenvolvidos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Como Citar

MILANI, D. R. da C. Contemporaneidade: novos desafios educacionais com o advento das tecnologias da informação e comunição. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 8, n. 4, p. 1006–1018, 2014. DOI: 10.21723/riaee.v8i4.6661. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/6661. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos teóricos