Formação escolar no contexto das culturas digitais: desafio do usa da internet como ambiente de aprendizagem no ensino médio

Autores

  • Jean Mac Cole Tavares Santos Doutor em Educação. UFPB - Universidade Federal da Paraíba. Pós-doutor na Universidade de Valência, Espanha e na UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Professor Adjunto 4 - Faculdade de Educação. UERN - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Mossoró – RN – Brasil.
  • Patrícia Cristina de Aragão Araújo Doutora em Educação. UFPB - Universidade Federal da Paraíba. Professora Titular. UEPB - Universidade Estadual da Paraíba. João Pessoa – PB – Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v9i4.6690

Resumo

Castels (1999) chama atenção para como as tecnologias digitais trouxeram novo modo de ver e de se articular com o mundo e o próprio sistema vigente viabilizando, como sociedade em rede, novas possibilidades de produzir e disseminar o conhecimento. A partir daí, nossa pesquisa focaliza a prática docente em relação ao uso da internet em sala de aula tomando como referência as incertezas e dilemas que fazem parte da vivência e experiência docente. Este estudo foi realizado com docentes do Ensino Médio das redes estaduais de ensino do Rio Grande do Norte e do Ceará, que admitiram utilizar a internet enquanto recurso pedagógico. Buscamos entender qual relação pedagógica é estabelecida pelo docente com as possibilidades de uso da internet no processo de construção do ensino-aprendizagem em sala de aula. Foi possível perceber que os professores ainda resistem ao uso do computador em sala de aula, por causa das incertezas que essa tecnologia possibilita, trazendo novos desafios para docência.

Biografia do Autor

Jean Mac Cole Tavares Santos, Doutor em Educação. UFPB - Universidade Federal da Paraíba. Pós-doutor na Universidade de Valência, Espanha e na UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Professor Adjunto 4 - Faculdade de Educação. UERN - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Mossoró – RN – Brasil.

possui graduação em História (Licenciatura) pela Universidade Estadual do Ceará (UECE - 1995), especialização em teoria e metodologia da História pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA - 1997), mestrado em História Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ - 2000) e doutorado em Educação pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB - 2007), com estágio doutoral na Universidade de Valência (UV - Valência, Espanha). É professor adjunto 3 do Curso de Pedagogia e do Programa de Pós-Graduação, Mestrado Acadêmico em Educação, da Faculdade de Educação da Universidade do Estado do Rio Grando do Norte (UERN). Coordena ainda pesquisas sobre o mundo do trabalho e a formação escolar no ensino médio nos estados do Rio Grande do Norte e Ceará com apoio do CNPQ, da FAPERN e da FUNCAP. Participa também do projeto de extensão; Laboratório de Estudos e Pesquisas em Paulo Freire e Educação Popular; (LEFREIRE) na UERN. Tutor do PET Pedagogia UERN, desde dezembro de 2010 até dezembro de 2012. Atualmente desenvolve pesquisa de pós-doutorado, com bolsa CNPq, na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), sob a supevisão de Alice Casimiro Lopes.

Patrícia Cristina de Aragão Araújo, Doutora em Educação. UFPB - Universidade Federal da Paraíba. Professora Titular. UEPB - Universidade Estadual da Paraíba. João Pessoa – PB – Brasil.

Possui Graduação em Psicologia pela Universidade Estadual da Paraíba (1989), Graduação em História pela Universidade Federal da Paraíba (1990), Mestrado em Economia pela Universidade Federal da Paraíba (2001) e Doutorado em Educação pela Universidade Federal da Paraíba (2007). Atualmente é professora titular da Universidade Estadual da Paraíba, atuando no curso de História, no Mestrado Profissional em Formação de Professores e no Mestrado de Serviço Social. Tem experiência na área de História e Educação, com ênfase em Ensino de História prática pedagógica e Formação de Professor. Atuando principalmente nos seguintes temas: Cultura Juvenil, História e Cultura Afro-Brasileira, Literatura de Cordel, Interculturalidade, ensino de história, História da Educação, Migrações, Formação de Professor e Educação do campo. É Membro do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiro e Indigena Neabí - UEPB, membro do Núcleo de Pesquisa e Estudos Comunitários da Infância e Juventude (Nupecij), Sócio da Anped, Anpuh e Sociedade Brasileira de História da Educação.

Downloads

Publicado

27/04/2015

Como Citar

Santos, J. M. C. T., & Araújo, P. C. de A. (2015). Formação escolar no contexto das culturas digitais: desafio do usa da internet como ambiente de aprendizagem no ensino médio. Revista Ibero-Americana De Estudos Em Educação, 9(4), 852–867. https://doi.org/10.21723/riaee.v9i4.6690

Edição

Seção

Artigos