Formação escolar no contexto das culturas digitais: desafio do usa da internet como ambiente de aprendizagem no ensino médio
DOI:
https://doi.org/10.21723/riaee.v9i4.6690Resumo
Castels (1999) chama atenção para como as tecnologias digitais trouxeram novo modo de ver e de se articular com o mundo e o próprio sistema vigente viabilizando, como sociedade em rede, novas possibilidades de produzir e disseminar o conhecimento. A partir daí, nossa pesquisa focaliza a prática docente em relação ao uso da internet em sala de aula tomando como referência as incertezas e dilemas que fazem parte da vivência e experiência docente. Este estudo foi realizado com docentes do Ensino Médio das redes estaduais de ensino do Rio Grande do Norte e do Ceará, que admitiram utilizar a internet enquanto recurso pedagógico. Buscamos entender qual relação pedagógica é estabelecida pelo docente com as possibilidades de uso da internet no processo de construção do ensino-aprendizagem em sala de aula. Foi possível perceber que os professores ainda resistem ao uso do computador em sala de aula, por causa das incertezas que essa tecnologia possibilita, trazendo novos desafios para docência.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Manuscritos aceitos e publicados são de propriedade dos autores com gestão da Ibero-American Journal of Studies in Education. É proibida a submissão total ou parcial do manuscrito a qualquer outro periódico. A responsabilidade pelo conteúdo dos artigos é exclusiva dos autores. A tradução para outro idioma é proibida sem a permissão por escrito do Editor ouvido pelo Comitê Editorial Científico.