Educação infantil no Brasil: histórias e políticas educacionais

Autores

  • Jani Alves da Silva Moreira Doutora em Educação. UEM - Universidade Estadual de Maringá. Professora Adjunta. UEM – Universidade Estadual de Maringá, Programa de Pós-Graduação em Educação. Maringá – PR – Brasil. 87020-900
  • Angela Mara de Barros Lara Doutora em Educação. UNESP – Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Pós-doutora. UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina. Professora associada. UEM - Universidade Estadual de Maringá, Programa de Pós-Graduação em Educação. Maringá – PR – Brasil. 87020-900

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v10i4.6706

Resumo

O objetivo é analisar os pressupostos históricos e políticos da educação para a infância a partir do século XX no Brasil. Refere-se a compreensão sobre o desenvolvimento da educação destinada a pequena infância no estágio imperialista do capital no qual a criança foi vista como o fulcro para o empreendimento da moralização da pobreza e instrumento de ação do Estado. Para a apreensão e mediação das análises, priorizou-se: a compreensão dos pressupostos históricos do atendimento educacional destinado à pequena infância, e; análise sobre as políticas propostas para esse atendimento a fim de elucidar o caráter de tais políticas públicas e seus pressupostos nos documentos oficiais do Ministério de Educação (MEC). Os resultados evidenciaram que a história da educação para a infância se mostra contraditória, pois as propostas educacionais foram ambíguas desde sua origem institucional, sendo de predomínio da concepção educacional assistencialista, preconceituosa em relação à pobreza, descomprometida quanto à qualidade do atendimento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jani Alves da Silva Moreira, Doutora em Educação. UEM - Universidade Estadual de Maringá. Professora Adjunta. UEM – Universidade Estadual de Maringá, Programa de Pós-Graduação em Educação. Maringá – PR – Brasil. 87020-900

Docente Adjunto do Departamento de Teoria e Prática da Educação (UEM)

Doutora em Educação (UEM)

Angela Mara de Barros Lara, Doutora em Educação. UNESP – Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Pós-doutora. UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina. Professora associada. UEM - Universidade Estadual de Maringá, Programa de Pós-Graduação em Educação. Maringá – PR – Brasil. 87020-900

Docente Adjunto do Departamento de Fundamentos da Educação (UEM)

Doutora em Educação (UEM)

Downloads

Publicado

18/12/2015

Como Citar

MOREIRA, J. A. da S.; LARA, A. M. de B. Educação infantil no Brasil: histórias e políticas educacionais. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 10, n. 4, p. 1278–1296, 2015. DOI: 10.21723/riaee.v10i4.6706. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/6706. Acesso em: 18 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos teóricos