A comunicação em fóruns de um curso a distância de formação de professores para uso de TDICS: análise da presença de ensino

Autores

  • Cibele Cecilio de Faria Rozenfed Professora no Programa de Pós-Graduação em Linguística e Língua Portuguesa e na graduação. UNESP – Universidade Estadual Paulista. Faculdade de Ciências e Letras – Departamento de Linguística. Araraquara – SP – Brasil.
  • Fernanda Silva Veloso Professora de Metodologia e Prática de Ensino de Línguas Estrangeiras Modernas Neolatinas. UFPR - Universidade Federal do Paraná. Curitiba – PR – Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v9i3.6765

Resumo

A importância de inclusão de tecnologia digitais em sala de aula já vem sendo apontada por inúmeros autores no campo da educação e alguns deles preconizam que é por meio dessa inclusão que poderemos alcançar transformações em contextos escolares. Partindo desse pressuposto, este trabalho tem como objetivo apresentar um curso a distância oferecido para professores em formação continuada e inicial, voltado para o uso de tecnologias em sala de aula de língua estrangeira focalizando prioritariamente o papel dos professores formadores na mediação das discussões. Para tanto buscamos respaldo teórico em estudos que versam sobre cursos a distância (KENSKI, 2008), sobre ambientes virtuais (ARAÚJO JR.; MARQUESI, 2008), fóruns de discussão online e sobre comunidade de investigação e a presença de ensino (GARRISON; ANDERSON; ARCHER, 2000). Com respaldo nas teorias apresentadas, foram analisadas mensagens dos professores formadores ao longo de um curso oferecido na modalidade a distância para professores em formação continuada e inicial, identificando as marcas da presença de ensino e apontando para as mediações adequadas e/ou possíveis lacunas. Os resultados apontam que o professor deve estar cada vez mais atento aos tipos de feedbacks que fornece e à presença de ensino no sentido de Garrison e colaboradores (2000, 2001).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cibele Cecilio de Faria Rozenfed, Professora no Programa de Pós-Graduação em Linguística e Língua Portuguesa e na graduação. UNESP – Universidade Estadual Paulista. Faculdade de Ciências e Letras – Departamento de Linguística. Araraquara – SP – Brasil.

É licenciada em Letras (Português/Inglês), mestre em Línguística pela UFSCAR, doutora em Linguística e Língua Portuguesa pela Faculdade de Ciências e Letras da Unesp-Araraquara (FCLAr) e possui Pós-doutorado na UFSCAR. Atua como docente na Faculdade de Ciências e Letras (FCLAr) da Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP) em Araraquara/SP no Programa de Pós-Graduação em Linguística e Língua Portuguesa (PPGLLP), na graduação no conjunto de disciplinas Língua Alemã . como coordenadora dos projetos de extensão CEL/FCLAR e Novas Linguagens e Tecnologias e do subprojeto PIBID-Letras/alemão. Tem experiência na área de Linguística Aplicada e Formação de Professores de línguas, com ênfase em temas como crenças, ensino intercultural, ensino de línguas mediado por Tecnologias de Informação e Comunicação, ensino e aprendizagem de alemão e formação reflexiva de professores de línguas estrangeiras.

Fernanda Silva Veloso, Professora de Metodologia e Prática de Ensino de Línguas Estrangeiras Modernas Neolatinas. UFPR - Universidade Federal do Paraná. Curitiba – PR – Brasil.

Possui graduação em Letras - Português e Italiano pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2003), mestrado pelo Programa de Pós Graduação em Estudos Linguísticos da Universidade Estadual Paulista (2007), e doutorado em Estudos Lingüísticos pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2012) com período de doutorado-sanduìche na Università per Stranieri di Perugia (2010). Atualmente é pós-doutoranda CAPES/PNPD no Programa de Pós-Graduação em Língua, Literatura e Cultura Italianas da FFLCH/USP. Atuou como professora substituta de Língua Italiana na Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara (UNESP) e tutora dos cursos de formação de tutores e professores para a educação a distância da Universidade Federal de São Carlos. Tem experiência na área de ensino de Línguas, atuando principalmente nos seguintes temas: linguística aplicada, língua estrangeira, formação de professores, compreensão oral e língua italiana.

Downloads

Publicado

11/03/2015

Como Citar

ROZENFED, C. C. de F.; VELOSO, F. S. A comunicação em fóruns de um curso a distância de formação de professores para uso de TDICS: análise da presença de ensino. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 9, n. 3, p. 561–571, 2015. DOI: 10.21723/riaee.v9i3.6765. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/6765. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos teóricos