A construção da carreira docente na educação superior desafios no processo de socialização profissional

Autores

  • Dalma Persia Nelly Alves Nunes Mestranda em Educação. UFU - Universidade Federal de Uberlândia – Pós-graduação em Educação. Uberlândia – MG – Brasil.
  • Silvana Malusá Pós-Doutora em Educação / Formação de Professores. UCP - Universidade Católica de Petrópolis – Pós-graduação em Educação. Petrópolis – RJ – Brasil. 25610-130. Doutora em Educação. UNIMEP - Universidade Metodista de Piracicaba – Pós-graduação em Educação. Piracicaba – SP – Brasil. 13423-170. UFU - Universidade Federal de Uberlândia. Uberlândia – MG – Brasil.
  • Geovana Melo Doutora em Educação. UFG - Universidade Federal de Goiás – Pós-graduação em Educação. Goiania – GO – Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v10i1.6778

Resumo

A questão da formação de professores, a estrutura do conhecimento pedagógico tem sido temas frequentes nos debates em todo o país. Dessa maneira, tivemos como questionamento como ocorre o processo de construção da docência de professores que se encontram em inicio de carreira na educação superior? E ainda, quais as possíveis dificuldades encontradas frente a sua prática pedagógica? Objetivamos investigar como ocorre o processo de construção da docência de professores que se encontram em início de carreira na educação superior, bem como registrar e discutir as possíveis dificuldades encontradas por esses profissionais frente a sua prática pedagógica. Realizamos uma análise qualitativa de dados, a partir da pesquisa bibliográfica, além da realização de questionários e entrevistas reflexivas junto aos professores recém-concursados de uma Universidade pública da região do Triângulo Mineiro. A pesquisa demonstrou que a constituição da docência relaciona-se às condições objetivas e subjetivas. Assim, configura-se como um desafio à docência universitária a ampliação de estratégias formativas que sejam organizadas de forma sistemática no decorrer da trajetória profissional do professor.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

19/05/2015

Como Citar

NUNES, D. P. N. A.; MALUSÁ, S.; MELO, G. A construção da carreira docente na educação superior desafios no processo de socialização profissional. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 10, n. 1, p. 112–128, 2015. DOI: 10.21723/riaee.v10i1.6778. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/6778. Acesso em: 25 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos teóricos