Discutindo a EAD no ensino superior: dando voz aos alunos

Autores

  • Thaís Cristina Rodrigues Tezani UNESP – Universidade Estadual Paulista. Faculdade de Ciências – Departamento de Educação. Bauru – SP – Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v9i1.6856

Resumo

O trabalho surgiu diante do processo de articulação e reestruturação curricular dos cursos de Pedagogia realizado a pedido da Pró-Reitoria de Graduação da UNESP. Os documentos estudados apontaram que, embora todos os cursos obedeçam à mesma legislação, a organização curricular de cada um apresenta singularidades, no caso o curso de Pedagogia de Bauru SP é o único que se distingue pela presença de disciplinas que trabalham com a questão das tecnologias. Assim, tivemos como objetivos: analisar uma proposta curricular de uso da educação à distância; mapear os currículos dos cursos de Pedagogia da UNESP com relação às tecnologias; verificar há possibilidade de uso de um cenário virtual de aprendizagem na formação inicial de professores. Assim, realizou-se uma experiência didática de uso da educação à distância, a qual aconteceu em 2010, 2011 e 2012, com alunos do primeiro e do terceiro ano do referido curso. Foram etapas do trabalho: 1) revisão da literatura; 2) estudo dos documentos oficiais dos cursos de Pedagogia da UNESP; 3) elaboração e execução de uma proposta didática de ambiente virtual de aprendizagem; 4) descrição e categorização dos dados; 5) análise e interpretação dos resultados. Concluímos que há necessidade de reorganização curricular dos cursos de Pedagogia diante do uso das tecnologias e que os ambientes virtuais de aprendizagem são possibilidades de articulação teórica e prática.

Downloads

Como Citar

TEZANI, T. C. R. Discutindo a EAD no ensino superior: dando voz aos alunos. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 9, n. 1, p. 49–59, 2014. DOI: 10.21723/riaee.v9i1.6856. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/6856. Acesso em: 25 fev. 2021.

Edição

Seção

Artigos