Inclusão no ensino superior — uma experiência exitosa

Autores

  • Edileine Vieira Machado Professora e pesquisadora. FMU – Faculdades Metropolitanas Unidas. São Paulo – SP – Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v9i1.6863

Resumo

Este trabalho tem por objetivo apresentar estudo de uma experiência exitosa de inclusão no Ensino Superior e considerações sobre políticas públicas de inclusão no que se diz respeito à acessibilidade e permanência da pessoa com deficiência visual no Ensino Superior. Parte-se do pressuposto de que falta de um gestor comprometido com a inclusão e que tenha a visão de homem como ser de relações. A experiência, assim como a teoria, tem nos mostrado que se faz necessário, além da vontade política e conhecimento técnico, envolvimento de todas as pessoas que compõem a Universidade, com único objetivo de concretizar a inclusão na sua totalidade. Objeto de estudo: uma experiência exitosa de inclusão na Universidade. Procedimentos metodológicos: pesquisa bibliográfica e estudo de caso. Referenciais: Fazenda (2002); Silva (2006); Machado e Silva (2009); Lauand (2010) e outros. Considerações: a inclusão no Ensino Superior para acontecer na sua totalidade, é necessário além do conhecimento técnico, a vontade política. Para isso, é importante uma formação de gestores de instituições de Ensino Superior que além de se atentarem para a legislação, que tenham conhecimento de diagnosticar, planejar, controlar, avaliar uma realidade e também atitude inclusiva.

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Como Citar

Machado, E. V. (2014). Inclusão no ensino superior — uma experiência exitosa. Revista Ibero-Americana De Estudos Em Educação, 9(1), 120–129. https://doi.org/10.21723/riaee.v9i1.6863

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Artigos