Inclusão no ensino superior — uma experiência exitosa

Autores

  • Edileine Vieira Machado Professora e pesquisadora. FMU – Faculdades Metropolitanas Unidas. São Paulo – SP – Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v9i1.6863

Resumo

Este trabalho tem por objetivo apresentar estudo de uma experiência exitosa de inclusão no Ensino Superior e considerações sobre políticas públicas de inclusão no que se diz respeito à acessibilidade e permanência da pessoa com deficiência visual no Ensino Superior. Parte-se do pressuposto de que falta de um gestor comprometido com a inclusão e que tenha a visão de homem como ser de relações. A experiência, assim como a teoria, tem nos mostrado que se faz necessário, além da vontade política e conhecimento técnico, envolvimento de todas as pessoas que compõem a Universidade, com único objetivo de concretizar a inclusão na sua totalidade. Objeto de estudo: uma experiência exitosa de inclusão na Universidade. Procedimentos metodológicos: pesquisa bibliográfica e estudo de caso. Referenciais: Fazenda (2002); Silva (2006); Machado e Silva (2009); Lauand (2010) e outros. Considerações: a inclusão no Ensino Superior para acontecer na sua totalidade, é necessário além do conhecimento técnico, a vontade política. Para isso, é importante uma formação de gestores de instituições de Ensino Superior que além de se atentarem para a legislação, que tenham conhecimento de diagnosticar, planejar, controlar, avaliar uma realidade e também atitude inclusiva.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Como Citar

MACHADO, E. V. Inclusão no ensino superior — uma experiência exitosa. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 9, n. 1, p. 120–129, 2014. DOI: 10.21723/riaee.v9i1.6863. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/6863. Acesso em: 22 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos teóricos