A imagem no contexto EAD: problematizações a partir da cultura visual

Autores

  • Francieli Regina Garlet Bolsista CAPES. Mestranda em Educação. UFSM - Universidade Federal de Santa Maria. Pósgraduação em Educação. Santa Maria – RS – Brasil.
  • Reinilda de Fátima Berguenmayer Minuzzi UFSM - Universidade Federal de Santa Maria. Santa Maria – RS – Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v9i1.6865

Resumo

O presente artigo apresenta uma investigação realizada no Curso de Especialização em Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, cujo problema central foi discutir as possibilidades que a cultura visual oferece para pensar a utilização da imagem no contexto EaD. A pesquisa, cuja abordagem metodológica foi de cunho qualitativo, envolveu uma atividade com experimentação da imagem realizada com tutores de cursos de licenciatura da UAB/UFSM e uma reflexão a respeito de uma experiência com utilização da imagem durante o Curso de Especialização em TIC Aplicadas à Educação. Buscou-se também, com base em autores que pensam a cultura visual, como Hernández (2011), Brea (2010) e Dias (2011), tecidas a autores que abordam questões relativas à EaD, Moran (2002), Vilaça (2010) e Primo (2005, 2007), abordar a utilização da imagem neste contexto, a partir de outras possibilidades. Para além da ilustração, a imagem pode ser pensada como um meio de ampliar reflexões sobre conceitos e conteúdos ao mesmo tempo em que contribui para problematização de si e do mundo.

Downloads

Como Citar

GARLET, F. R.; MINUZZI, R. de F. B. A imagem no contexto EAD: problematizações a partir da cultura visual. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 9, n. 1, p. 146–163, 2014. DOI: 10.21723/riaee.v9i1.6865. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/6865. Acesso em: 26 fev. 2021.

Edição

Seção

Artigos