Prospecção de cenários em educação: dos desafios do presente às possibilidades de futuro

Autores

  • Juares da Silva Thiesen Doutor em Educação. ICCP - Instituto Central de Ciências Pedagógicas – Pós-Graduação em Educação. Havana – Cuba. Doutor em Engenharia e Gestão do Conhecimento. UFSC- Universidade Federal de Santa Catarina – Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento. UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Florianópolis – SC – Brasil.
  • Eliane Fioravante Garcez Doutoranda em Ciência da Informação. UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina - Pós- Graduação em Ciência da Informação. Florianópolis – SC – Brasil.
  • Joice Eloi Guimarães Mestre em Educação. UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina - Pós-Graduação em Educação. Florianópolis – SC – Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v9i1.6867

Resumo

O texto em pauta trata sobre estudos de futuro (ou de prospecção) e das possíveis contribuições desta disciplina para a área da educação. Estudos prospectivos constituem-se como disciplina técnica do campo científico que se sustenta em um amplo arcabouço metodológico utilizado principalmente no planejamento estratégico de organizações do mundo produtivo e inclusive em instituições e sistemas públicos. Como recorte desta complexa temática, o artigo apresenta e discute elementos da relação entre prospecção e educação, tema densamente discutido em atividade de pesquisa e ensino em um Seminário Especial na Pós- Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Catarina, ofertado em 2011. Apoiando-se em autores clássicos do campo da utopia e em autores mais recentes que se dedicam à prospecção de cenários, os autores discutem conceitos de ambos os campos/áreas e incluem, como ilustração, um exercício de prospecção em educação desenvolvido durante as atividades do Seminário. O texto é, pois, um convite para o adensamento do debate sobre uma problemática pouco explorada no campo das políticas públicas em geral e da educação em particular.

Downloads

Como Citar

THIESEN, J. da S.; GARCEZ, E. F.; GUIMARÃES, J. E. Prospecção de cenários em educação: dos desafios do presente às possibilidades de futuro. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 9, n. 1, p. 177–193, 2014. DOI: 10.21723/riaee.v9i1.6867. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/6867. Acesso em: 26 fev. 2021.

Edição

Seção

Artigos